Reckon.ai garante 5,1 milhões de euros para entrar nos EUA
por Miguel Magalhães (Texto) | 29 de Julho, 2025
A tecnologia da startup portuguesa permite transformar qualquer equipamento de retalho em microlojas totalmente autónomas.
A Reckon.ai, a startup portuguesa com uma plataforma dedicada à experiência de compra sem checkout, anunciou uma nova ronda de financiamento de 5,1 milhões euros, liderada pela Iberis Capital, e com a participação da Alea Capital Partners e Touro Capital Partners.
Esta injeção de capital eleva o financiamento total da empresa para 8,5 milhões de euros.
Fundada em 2017 por Ana Pinto (CEO) e Paulo Ribeiro (CTO e Cofundador), a Reckon.ai nasceu com a visão de eliminar as filas e a fricção nas compras. Desde o seu início, a empresa tem investido fortemente em IA e visão computacional, desenvolvendo uma tecnologia patenteada que permite transformar qualquer equipamento de retalho (desde frigoríficos a prateleiras) em microlojas totalmente autónomas.
- O conceito é simples: o cliente desbloqueia o acesso via aplicação móvel ou cartão de pagamento, escolhe os produtos desejados e sai. Não há necessidade de checkout, filas ou qualquer tipo de fricção, tornando a experiência de compra fluida e instantânea.
- O fator diferenciador? A tecnologia pode ser adaptada a diversos modelos de negócio e setores, desde a grande distribuição a espaços de conveniência. Além disso, também fornece dados acionáveis em tempo real aos retalhistas sobre o comportamento do consumidor e a gestão de stocks.
Apoiar a expansão internacional
A Reckon.ai já opera em múltiplos mercados europeus, incluindo Portugal, Espanha, Bélgica, França, Holanda, Alemanha, Suíça e Reino Unido e com conta com um leque de clientes de relevo no setor como o Carrefour, REWE, MC (Continente), Jerónimo Martins (Pingo Doce), IKEA, Unilever e Accor.
Com este novo financiamento, o foco é acelerar a entrada no competitivo mercado dos EUA, uma aposta estratégica na internacionalização e no posicionamento da Reckon.ai como um player global de referência no setor do retail tech autónomo.
A ronda de investimento da Reckon.ai é mais um exemplo do potencial do setor de retail tech e da tecnologia de visão computacional em Portugal. O ecossistema de startups nacional tem vindo a atrair um crescente interesse por parte de investidores, impulsionado pela qualidade do talento, pela inovação tecnológica e pela crescente digitalização da economia.
Nos últimos anos, várias startups portuguesas do mesmo vertical ou de áreas relacionadas com a inteligência artificial aplicada ao retalho também levantaram rondas de investimento significativas, demonstrando a confiança do mercado neste tipo de soluções.
- Que empresas? Por exemplo, a Sensei, que levantou uma ronda Série de 15 milhões de euros em 2024, para expandir a sua tecnologia de lojas inteligentes na Europa e América do Sul.
Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.