Voltar | Consumo

Quais foram as startups que ganharam o lugar à mesa?

por The Next Big Idea | 16 de Dezembro, 2022

Já são conhecidas as startups vencedoras do From Start-to-Table, programa de aceleração da Startup Lisboa para negócios ligados ao ecossistema alimentar e da restauração.

A WNWN Food Labs, foodtech de fermentação que cria chocolate sem cacau, e a Ecoceno, um serviço de embalagens reutilizáveis, foram as startups vencedoras da quinta edição do From Start-to-Table. A primeira prevaleceu na categoria “Tecnologia para Restauração”, a segunda na categoria de “Novos Produtos de Food & Beverage Sustentáveis”.

Cada uma ganhou 10 mil euros e acesso direto à incubação na Startup Lisboa por seis meses. Em comunicado, é salientado que o júri selecionou os vencedores depois de “ouvir o pitch dos 20 finalistas e de deliberar com base no grau de inovação do modelo de negócio, na qualidade da equipa e da sua capacidade de implementar o projeto, e no potencial de crescimento e escalabilidade do negócio, bem como os princípios orientadores de sustentabilidade”.

Sobre os vencedores:

  • Ecoceno: Opera um serviço de embalagens reutilizáveis, oferecendo uma alternativa sustentável, conveniente e mais económica às embalagens de utilização única, permitindo evitar as taxas que lhes estão associadas. O fundador, Afonso Vieira (na foto), explicou que a empresa tem como objetivo pôr fim ao desperdício quando se encomendam refeições prontas a consumir.

  • WNWN Food Labs: Fundada por Ahrum Pak e Johnny Drain, é uma foodtech britânica de fermentação que cria produtos com ingredientes alternativos, sem danos para o meio ambiente, como é exemplo o primeiro produto desenvolvido – um chocolate feito sem cacau.

A mesma nota acrescenta que, ao longo de um período de oito semanas, os projetos selecionados trabalharam na prototipagem e validação do seu produto no mercado português e tiveram também acesso a especialistas do setor, mentores e investidores através de webinares, debates, talks e mais de 150 horas de mentoria.

Nos últimos cinco anos, o programa da Startup Portugal já acelerou mais de 110 startups ligadas à indústria da restauração que angariariam mais de 5 milhões de euros em investimento. Em 2022, 74% dos founders das empresas a concurso eram estrangeiros, revelando a potencialização e internacionalização do concurso a cada edição.