Portuguesa Promptly vai ajudar a recolher dados do Sistema de Saúde do País de Gales
por The Next Big Idea | 26 de Março, 2024
A portuguesa Promptly Health foi selecionada como o parceiro tecnológico do Serviço Nacional de Saúde no País de Gales (NHS Wales) para fazer a recolha e harmonização de dados de saúde centrados no paciente.
A Promptly, startup portuguesa que se dedica a simplificar a forma como os dados de saúde são recolhidos, foi selecionada pelo Sistema de Saúde do País de Gales (NHS Wales), que presta cuidados de saúde a 3 milhões de pessoas, como parceiro tecnológico do seu programa nacional de recolha e análise dos resultados em saúde dos pacientes tratados no NHS.
Em comunicado, a tecnológica explica que o contrato terá a duração de três anos, com possibilidade de prorrogação por um quarto e um quinto ano.
A empresa vai garantir não só a recolha de dados, mas também “a interoperabilidade com produtos de saúde digital (nomeadamente com a app do NHS para os pacientes) e a harmonização dos dados com o Data Lake já existente”.
“Estamos entusiasmados em poder apoiar a visão do NHS Wales de alcançar os melhores resultados em saúde para os cidadãos do País de Gales de forma financeiramente sustentável”, realça Pedro Ramos, CEO da Promptly Health, citado em comunicado. “Acreditamos que iniciativas de acesso seguro a dados de saúde serão mais comuns nos próximos anos, com a aceleração dos Ambientes Seguros de Dados SDE no Reino Unido, do Espaço Europeu de Dados de Saúde – que temos apoiado como consultores, e a implementação do modelo das Unidades Locais de Saúde em Portugal”, conclui.
Para ser selecionada a empresa passou por processo de contratação iniciado em 2023 e que envolveu uma avaliação extensiva das capacidades dos parceiros tecnológicos na recolha de dados, nomeadamente em termos de acessibialidade para os pacientes, inovação tecnológica e adequação às diferentes necessidades dos NHS Boards (equivalentes às novas unidades locais de saúde, as ULS, em Portugal).
A Promptly Health é parceira tecnológica de sistemas de saúde públicos e privados na Europa, América Latina e Ásia. Em Portugal, as suas soluções são utilizadas por hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde, por grupos privados de prestação de cuidados de saúde, seguradoras e empresas da indústria farmacêutica e de dispositivos médicos para gerar evidência sobre os resultados dos cuidados de saúde.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.