Programa Jovens Empreendedores Sociais: hoje é o Dia D para a apresentação de projetos
O prazo de candidatura à primeira edição do Programa Jovens Empreendedores Sociais (JES) da Universidade Europeia termina hoje, dia 10 de setembro. Até à data, foram submetidos mais de 30 projetos empreendedores de âmbito social. Os temas de inclusão social lideram as candidaturas (com 10 projetos apresentados), a seguidos da edução (com 7), ambiente (5 projetos); desenvolvimento económico (4), participação cívica (3) e área da saúde com um projeto.
“Com o desenvolvimento deste programa pretendemos reforçar a cultura de inovação e o espírito de empreendedorismo social, apoiando jovens capazes de inspirar e transformar a sociedade. O número de candidaturas que estão a ser submetidas revela que a primeira edição do programa está a conquistar e a mobilizar a comunidade de empreendedores com projetos para Portugal”, afirma a diretora do programa JES em Portugal, Susana Martins,
Dirigido a jovens entre os 18 e os 29 anos, o JES tem como objetivo premiar projetos empreendedores de carácter social, dando, , visibilidade aos seus líderes. Os candidatos deverão ser fundadores ou cofundadores de um projeto social ou ambiental, em curso no mínimo há três meses, e que procure a transformação social baseada na equidade, justiça e na proteção do meio ambiente. Serão avaliados segundo critérios de liderança, impacto social, sustentabilidade, inovação e pela contribuição empreendedora que possam vir a trazer ao programa e ao país.
Posteriormente à fase de candidaturas, os projetos serão avaliados, num primeiro momento, por um comité composto por especialistas na área do empreendedorismo social, professores e colaboradores da Universidade Europeia que selecionarão 10 projetos. Num segundo momento, os jovens empreendedores são avaliados por um júri composto por seis especialistas com experiência nas áreas de empreendedorismo e responsabilidade social.
Os cinco vencedores da primeira edição em Portugal do Programa JES serão conhecidos numa cerimónia a decorrer na Universidade Europeia no próximo dia 23 de outubro e premiados com um prémio de dois mil euros para investir nos seus projetos, a que acresce uma semana de formação em Madrid. Os cinco jovens vencedores passarão ainda a fazer parte da rede de jovens empreendedores YouthActionNet, a nível mundial, com cerca de 1500 membros presentes em mais de 90 países.
O JES é promovido pela Universidade Europeia, juntamente com o programa YouthActionNet, organizado pela International Youth Foundation, com o apoio da Laureate International Universities. Em Portugal, a primeira edição é desenvolvida com o apoio da Fórum Estudante e da Ashoca Portugal.
As candidaturas podem ser submetidas aqui.