Voltar | Empresas

Programa ÍMPARES abre candidaturas para apoiar organizações de impacto social em Portugal

por Marta Amaral | 3 de Setembro, 2025

Estão abertas as candidaturas para a 2.ª edição do Programa ÍMPARES, promovido pela Fundação Ageas e pela CUF.

Este programa tem como objetivo apoiar organizações de impacto social que queiram aumentar a sua escala e preparar-se para receber investimento de impacto. As entidades podem candidatar-se em impares.pt até ao dia 27 de outubro de 2025 e o programa irá selecionar entre seis a oito organizações com experiência comprovada e potencial de crescimento. O programa tem início a 02 de dezembro com um bootcamp onde serão partilhadas ferramentas e estratégias essenciais para as organizações se prepararem para escalar.

Com uma duração de 12 meses, o ÍMPARES oferece acompanhamento personalizado nas áreas de estratégia, modelo de impacto, equipa, modelos de negócio e comunicação para o investimento. A metodologia combina sessões tailor made e peer-to-peer, mentoria especializada, encontros de networking e apoio estratégico contínuo, com o objetivo de aumentar o impacto social e a sustentabilidade das organizações participantes.

“Sem escala não se resolvem problemas sociais e o ÍMPARES pretende, precisamente, acelerar o crescimento de projetos de inovação social, chegando assim a mais beneficiários e criando mais e mais duradouro impacto. O sucesso da 1ª edição faz-nos acreditar que o modelo de aprendizagem em que empreendedores sociais experientes apoiam outros empreendedores a escalar um projeto em Portugal é eficaz, entusiasmante e contribui para a criação de uma comunidade coesa e propensa à partilha de boas práticas.”, afirma João Machado, Presidente da Fundação Ageas.

A primeira edição do programa, realizada entre 2024 e 2025, acompanhou oito organizações selecionadas de um universo de 148 pré-avaliadas. O processo de comunicação, scouting e de candidaturas envolveu centenas de entidades. Durante 12 meses, as entidades envolvidas participaram em bootcamps, reuniões quinzenais e ações de mentoria, que levaram a mudanças estruturais e resultados expressivos.