Voltar | Saúde

Programa de Neurodiversidade abre portas a candidatos com diagnóstico de autismo/Asperger

por The Next Big Idea | 5 de Julho, 2022

85% das pessoas com diagnóstico confirmado de autismo estão numa situação de desemprego. O Programa de Neurodiversidade visa alarga a sua integração no mercado de trabalho.

A Critical Software lança a segunda edição do Programa de Neurodiversidade, este ano em conjunto com a Critical TechWorks e a Critical Manufacturing, que visa encontrar pessoas neurodiversas motivadas pela área tecnológica e que possam integrar as equipas de teste e de desenvolvimento de software.

As inscrições estão abertas até ao dia 9 de julho e os interessados podem entrar em contacto via neurodiversidade@criticalsoftware.com ou mediante formulário existente no site.. Os candidatos passam por uma fase de formação durante cinco semanas, onde têm acompanhamento personalizado por um coach individual, antes de integrarem as equipas. Quando começam a trabalhar, tanto os participantes como as equipas que os integram continuam a ter um acompanhamento próximo e especializado para que a integração seja feita de forma tranquila e eficaz.

A primeira edição do programa decorreu em 2021 e como resultado desta iniciativa estão, atualmente, a trabalhar na Critical Software sete profissionais neurodiversos.

“A Critical Software sempre recebeu profissionais com diferentes perfis e competências e vimos, na primeira edição do Programa de Neurodiversidade, que há muita vontade de aprender e integrar equipas de trabalho multidisciplinares. 85% das pessoas com diagnóstico confirmado de autismo estão numa situação de desemprego e nós, juntamente com os nossos parceiros neste projeto, queremos fazer a nossa parte para combater este problema.”, afirma Catarina Fonseca, coordenadora do programa de Neurodiversidade da Critical Software.


São elegíveis pessoas com mais de 18 anos que tenham um diagnóstico de autismo/Asperger com claro interesse pela área de TI e um nível médio de inglês. Os candidatos deverão ter também conhecimentos de uma linguagem de programação para conseguirem integrar os projetos de engenharia.

A fase de formação será em setembro e, em novembro, os novos colaboradores da Critical Software começarão a trabalhar na empresa.