Voltar | Consumo

Primeiro pedala-se, depois ganha-se descontos

por | 16 de Novembro, 2017

Primeiro pedala-se, depois ganha-se descontos

"Tu beneficias a comunidade, a comunidade beneficia-te a ti". Este é o lema da Biklio, uma aplicação gratuita que “detecta quando os utilizadores estão a andar de bicicleta”, tornando-os elegíveis “para benefícios" na zona de destino da mesma.

O modelo de funcionamento da Biblio, já disponível para IOS e Android, é simples: a aplicação reconhece, através da vibração e/ou velocidade, quem está a andar de bicicleta. No caso de telemóveis com o sistema Android não é necessário ligar o GPS para a aplicação proceder a um reconhecimento, o que permite não haver gastos adicionais de bateria. Quando terminada a viagem, o condutor recebe um aviso de que está elegível para benefícios na zona do distrito em se encontra.

Estes benefícios variam de estabelecimento para estabelecimento: pode ser uma gelataria que oferece uma bola de gelado na compra de outra ou um restaurante que oferece uma limonada na compra de uma refeição. A rede de lojas que colabora com a aplicação é composta essencialmente por restaurantes, gelatarias, farmácias, biomercados, supermercados, entre outros.

A BIklio está a ser desenvolvida no âmbito do projeto europeu TRACE, pelo instituto de investigação INESC-ID e pela TIS – Transportes, Inovação e Sistemas. A app foi lançada na cidade de Lisboa, em Setembro de 2017, no Atelier Gelati, uma das lojas aderentes a este projeto, situado na Marina do Parque das Nações. No meses seguintes ao lançamento, a Biklio
acabou por se estender até Braga e Torres Vedras.

João Bernardino, gestor do produto da Biklio, trabalhava na área de consultoria de mobilidade e apercebeu-se de que um dos principais desafios atuais era promover os bons comportamentos para o ambiente. “A biklio é uma oportunidade de juntar a intenção das cidades de promover um estilo de vida saudável, sustentável e que é bom para a comunidade com a disponibilidade e solidariedade de algumas lojas”, conta João.

João Bernardinho acredita que este produto é promovido através do “boca-a-boca” e que, desta forma, o crescimento acontecerá de forma orgânica. O objetivo é ambicioso: ser uma aplicação global, que funciona em qualquer local do mundo. O caminho já segue esta intencão: de momento, a aplicação já está traduzida em seis línguas e presente em Itália, Luxemburgo, Bulgária, Inglaterra e Holanda.

Veja também:

Episódio sobre a Biklio na série da SIC Notícias "A Caminho para a Web Summit"

Perfil da Biklio