Portuguesa Unbabel lança modelo que supera ChatGPT (a traduzir)
por Gabriel Lagoa | 7 de Junho, 2024
O modelo dá pelo nome de TowerLLM e foi concebido, treinado e otimizado em dados de várias línguas. Unbabel afirma que, a traduzir, o modelo de Inteligência Artificial Generativa supera os líderes de mercado GPT-4 e GPT-3.5.
A empresa portuguesa Unbabel, que recorre à inteligência artificial (IA) para fazer traduções, lançou esta quinta-feira o TowerLLM, o seu primeiro Large Language Model (LLM) concebido, treinado e otimizado para tradução.
De acordo com a tecnológica, o novo modelo “melhora significativamente a precisão da tradução automática, reduzindo os erros e os custos” para os clientes. Foi construído com base num grande conjunto de dados públicos e, em seguida, treinado com dados de tradução de alta qualidade.
Do que é capaz?
Segundo a Unbabel, o TowerLLM pode traduzir automaticamente 18 pares de idiomas (um par de línguas significa, por exemplo, quando traduzimos de inglês para português, é considerado par; no caso do TowerLLM está disponível em 9 línguas únicas, sendo o inglês sempre a língua de origem ou de tradução) e reconhecer entidades nomeadas para localizar nomes, métricas e códigos (ou seja, moeda, pesos, localizações e marcas). É também capaz de corrigir a fonte da informação para eliminar eventuais erros de gramática e ortografia, antes de começar a traduzir. Além disso, o novo modelo promete ser capaz de fazer uma pós-edição automática do texto para melhorar a tradução.
A empresa diz que o TowerLLM oferece uma qualidade de tradução superior à dos líderes de mercado de LLMs, GPT-4 e GPT-3.5, e demonstra um desempenho superior ao Google e DeepL, uma vez que foi criado de raiz para trabalhar com várias línguas.
De acordo com a tecnológica, as experiências demonstram ainda que o TowerLLM está a apresentar um melhor desempenho na tradução em vários pares de línguas e em contextos complexos como o médico, financeiro, técnico e o jurídico, enquanto supera outros LLMs no raciocínio e na compreensão contextual.
“Não estamos surpreendidos por ver o TowerLLM superar o GPT-4”
Em comunicado, João Graça, Diretor de Tecnologia da Unbabel, afirma que “apesar das dúvidas que surgiram na indústria, o TowerLLM demonstra que os LLMs são a melhor solução para a tradução automática. Investimos anos no desenvolvimento de LLMs e, por isso, não estamos surpreendidos por ver o TowerLLM superar o GPT-4.”
Este novo modelo de Inteligência Artificial Generativa é disponibilizado apenas para clientes da Unbabel, que trabalha com marcas como Adidas, Farfetch e Panasonic.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.