Portuguesa PluggableAI angaria 1,75 milhões de euros em ronda de financiamento
por Gabriel Lagoa | 20 de Setembro, 2024
A startup vai utilizar o financiamento para crescer a equipa e acelerar o processo de internacionalização para a Europa e Médio Oriente.
A PluggableAI, uma startup portuguesa que desenvolve tecnologias de fan engagement, fechou uma ronda de financiamento seed no valor de 1,75 milhões de euros. A ronda foi liderada pelo fundo GED Tech Seed, da capital de risco GED Ventures e contou com a participação da Portugal Ventures, que reforçou o seu apoio iniciado em 2022 numa ronda pré-seed.
Fundada em 2022 e incubada na Startup Braga, a PluggableAI tem vindo a desenvolver tecnologias para criar e fortalecer ligações emocionais entre pessoas e marcas. Em particular, a empresa desenvolveu o Fanmeter, que utiliza Inteligência Artificial e sensores não intrusivos para implementar estratégias de fan engagement disruptivas, como o “Fan of the Match” e o “The Festival Lover”.
O sistema já foi implementado pelo Sporting Clube de Braga, detalha a empresa, “para premiar os seus adeptos, nos jogos em casa, durante a temporada 2024/2025 ou pelo Rock in Rio, proporcionando experiências mais interativas e premiando os seus festivaleiros”.
Em comunicado, Bruno Fernandes, CEO da PluggableAI, diz que “para a PluggableAI, este é um passo fundamental e necessário. Permitir-nos-á crescer a equipa e acelerar o negócio a uma velocidade que, de outra forma, não seria possível. Valida também o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa nos últimos meses, não só pelo interesse demonstrado por diversas capitais de risco, mas também pelo follow-on da Portugal Ventures”.
Ao The Next Big Idea, Bruno Fernandes confirma que o objetivo da tecnológica é crescer até às 12 pessoas até ao final deste ano e até às 17 pessoas até meados de 2025, com talentos em áreas como IA e marketing.
Quanto a João Pedro Silva, diretor de investimentos da GED Ventures, considera que “a tecnologia desenvolvida [pela PluggableAI] vai permitir trazer mais adeptos para o desporto e fãs para eventos. Cremos que esta tecnologia poderá ser usada por equipas e organizadores de eventos pelo mundo fora e, por isso, tem um grande potencial de crescimento. A aposta na PluggableAI reforça o nosso compromisso de apostar em empresas pre-seed, com tecnologia demonstrada, mas ainda com pouca tração”.
Por sua vez, Teresa Fiúza, vice-presidente do Conselho de Administração da Portugal Ventures, reforça que o investimento na PluggableAI alinha-se com a missão da PV de mitigar as falhas de mercado ao nível do investimento em startups em fases iniciais.
Com este novo financiamento, a PluggableAI planeia ainda expandir a sua presença no mercado internacional, nomeadamente na Europa e Médio Oriente. Também está previsto fechar novas parcerias com organizações desportivas, incluindo Federações, Ligas e Clubes, aumentar a sua participação em festivais e trazer a tecnologia da startup para programas televisivos.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.