Portuguesa Manie levanta um milhão de euros e tem Espanha na mira
por Gabriel Lagoa | 17 de Abril, 2025
Empresa que automatiza a gestão de contratos de eletricidade e gás quer reforçar a equipa e iniciar operações no mercado espanhol ainda este ano.
A startup portuguesa Manie levantou um milhão de euros numa ronda de investimento pre-seed, com participação das capitais de risco Shilling, Bynd e da alemã Heartfelt. A plataforma, que se dedica à gestão automática de contratos de eletricidade e gás, vai aplicar o financiamento na sua expansão para o mercado espanhol ainda este ano.
Lançado oficialmente em setembro de 2024 por quatro fundadores – André Pedro, Francisco Val Ferreira, João Melo e José Sá – o Manie nasceu com o propósito de simplificar o acesso à energia e reduzir os custos das faturas para os consumidores em Portugal. A empresa já tinha recebido um primeiro investimento de 100 mil euros da Heartfelt em 2024.
André Pedro, CEO do Manie, afirma que este “financiamento representa um passo crucial para consolidarmos a nossa posição em Portugal e avançarmos com a expansão para Espanha ainda este ano. Queremos continuar ao lado do consumidor a transmitir confiança num tema que é tantas vezes ignorado pela dificuldade burocrática ou a falta de tempo ou conhecimento”.
A empresa vai aplicar os fundos em duas frentes principais: a entrada no mercado espanhol e o reforço da sua estrutura interna. Para isso, vai ampliar as equipas de Produto e Tecnologia, Finanças, Marketing e Operações. Os planos incluem a contratação de 5 colaboradores em Espanha e 20 em Portugal até ao final de 2025.
Nos seus primeiros seis meses de operação, o Manie já conquistou mais de 12 mil utilizadores, que têm os seus contratos de energia a ser geridos de forma autónoma pela plataforma.
A ambição da empresa vai além da troca de contratos entre comercializadoras. O Manie quer afirmar-se como um interlocutor de confiança no mercado energético e trazer inovação a um setor que considera opaco e pouco desenvolvido.
A plataforma portuguesa funciona como uma solução automática que compara e troca os contratos de eletricidade e gás dos utilizadores. Garante que poupa tempo e dinheiro, sem necessidade de o consumidor gerir pessoalmente este processo.
Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.