Voltar | Saúde

Portuguesa CarboCode levanta €15 milhões para ajudar a criar fórmulas de leite mais próximas do leite materno

por The Next Big Idea | 28 de Novembro, 2024

A CarboCode, uma biotech portuguesa, anunciou o levantamento de 15 milhões de euros numa ronda de investimento liderada pela Iberis Capital. Financiamento será utilizado para desenvolver ingredientes inovadores para fórmulas de leite, aproximando-as do leite materno.

Com sede em Cantanhede, a CarboCode tem vindo a destacar-se graças a uma plataforma tecnológica inovadora que abre portas para a produção em larga escala de glicoesfingolípidos e gangliosídeos – compostos naturais idênticos aos encontrados no corpo humano.

Como explica a própria startup no anúncio desta ronda de Série C, os “glicoesfingolípidos e gangliosídeos são compostos presentes no corpo humano, nomeadamente no leite materno e nas membranas de órgãos como o cérebro, desempenhando papéis importantes na cognição, modulação da inflamação e saúde intestinal.”

Em termos práticos, isto traduz-se numa oportunidade para revolucionar indústrias como a nutrição infantil, a cosmética e a saúde cognitiva.

Um plano ambicioso para 2029

Com este novo financiamento, a empresa planeia alcançar aprovações regulatórias na União Europeia e nos Estados Unidos até 2027, e na China até 2028.

O objetivo depois passa por começar a produção industrial em Cantanhede, com uma fábrica em fase de projeto que terá capacidade para produzir até 100 toneladas de gangliosídeos por ano a partir de 2029.

Toda a produção terá depois como destino a exportação, sendo o objetivo acabar por trabalhar com gigantes como Danone, Nestlé, Abbott e Mead Johnson.

Impacto real

Além de reforçar a sua equipa com mais 15 cientistas e investigadores, a CarboCode prevê atingir um volume de negócios superior a 100 milhões de euros anuais. Contudo, Jorge Santos, CEO da empresa, sublinha outra ambição: a criação de um impacto real no quotidiano.

“O acesso a gangliosideos idênticos aos humanos constitui uma rara oportunidade de ter real impacto positivo na vida das pessoas. As tecnologias da CarboCode permitem desde já a obtenção destes compostos, o que nos deixa empenhados em concretizar este sonho numa realidade a curto prazo”, afirma, citado em comunicado.

Na mesma nota, a biotetch reafirma também o seu compromisso com a ciência e a inovação, não apenas desenvolvendo produtos de primeira linha, mas também investindo em novas investigações para futuras gerações de compostos.

Localizada no Biocant Park, em Cantanhede, no distrito de Coimbra, a CarboCode emprega atualmente 35 profissionais altamente qualificados, incluindo 16 doutorados.