Voltar | Empresas

Portugal vai receber primeiro Outliers da Endeavor fora dos EUA em 2025

por Gabriel Lagoa | 15 de Novembro, 2024

Evento que reúne as empresas de maior crescimento da rede Endeavor sai pela primeira vez da Califórnia. Mais de 100 fundadores vão estar em Portugal no próximo ano.

A Endeavor escolheu Portugal para realizar a próxima edição do Outliers, evento que distingue as empresas com maior crescimento dentro da sua rede internacional. O anúncio foi feito esta semana, durante a celebração do primeiro aniversário da Endeavor Portugal, na sede da PwC, em Lisboa.

Esta será a primeira vez que o encontro acontece fora da Califórnia, Estados Unidos, onde tradicionalmente reúne fundadores de empresas de rápido crescimento e empreendedores que, após venderem as suas empresas, assumem o papel de mentores para novos empresários.

“Acolher um evento como o Outliers em Portugal mostra que Portugal continua a afirmar-se no empreendedorismo e na criação de redes de apoio, na Europa e no mundo. Ser Empreendedor Endeavor e fazer parte desta rede Outliers cria um enorme impacto nas lideranças destas empresas, uma vez que ser CEO ou líder destas estruturas pode ser um trabalho bastante solitário”, assinala em comunicado Ricardo Mesquita, Managing Director da Endeavor Portugal.

O responsável acrescenta que o “contacto com outros Endeavor Outliers ajuda a criar um espaço de partilha entre pares, onde podem discutir nesse contexto de confiança os desafios de fazer crescer um negócio com ambição global”. 

Os números revelam que, nos últimos dois anos, os membros do grupo Outliers dedicaram cerca de 2.000 horas a atividades de mentoria. Em termos de investimento, canalizaram mais de 40 milhões de dólares, através do Endeavor Catalyst, para apoiar novos empreendedores.

Este ano tem sido particularmente significativo para estas empresas, que conseguiram angariar mais de 31 mil milhões de dólares em financiamento. O impacto estende-se também à criação de emprego, com mais de 1,3 milhões de postos de trabalho gerados em 33 países. Do grupo total, 63 fundadores lideram empresas classificadas como unicórnios, com avaliações superiores a mil milhões de dólares.

A presença da Endeavor em Portugal é recente, tendo sido estabelecida em maio de 2023. No primeiro ano de atividade, a organização já integrou sete empreendedores portugueses na sua rede internacional: José Salgado e Sérgio Vieira, da Bizay, além de Luís Rocha, Miguel Santo Amaro, Nuno Pinto, Rui Carvalho e Tiago Fernandes, da Coverflex. A seleção destes empreendedores ocorreu durante um painel internacional no Vietname.

A organização, fundada em 1997, está presente em 42 países e conta com mais de 2.000 empreendedores na sua rede global. As empresas associadas à Endeavor somam lucros agregados superiores a 28 mil milhões de dólares e são responsáveis pela criação de 3,9 milhões de empregos. Entre os membros mais conhecidos da rede encontram-se Reid Hoffman, do LinkedIn e Bill Ford, da General Atlantic. 

O evento Outliers está programado para acontecer antes do verão de 2025 e deve reunir mais de 100 fundadores de diversos países em território português.

Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.