Portugal leva comitiva de 20 startups à estreia da Web Summit Vancouver
por Gabriel Lagoa | 27 de Maio, 2025
Fintech, healthtech e IA são setores em destaque na delegação que representa Portugal numa das maiores conferências de tecnologia da América do Norte.
Portugal participa na primeira edição da Web Summit Vancouver, que decorre de 27 a 30 de maio, com uma delegação de 20 startups portuguesas. A conferência tecnológica, que se realiza pela primeira vez na cidade canadiana, recebe empresas nacionais selecionadas pelo programa Business Abroad da Startup Portugal e pela Unicorn Factory Lisboa.
A delegação portuguesa destaca-se nas áreas de inteligência artificial, sustentabilidade, tecnologia aplicada à saúde e fintech. Entre as startups presentes encontram-se a BridgeIn, que facilita a entrada de empresas estrangeiras noutros mercados, a Enline, que utiliza gémeos digitais para monitorizar ativos energéticos, e a GoParity, plataforma de financiamento colaborativo para projetos sustentáveis.
Na área da inteligência artificial, participam empresas como a SIDIS, que automatiza processos de tomada de decisão, a Sqill, especializada em criação de conteúdos, e a Aidvize, que automatiza demonstrações de vendas B2B. O setor da saúde está representado pela Trustful Clinical Budgeting, que oferece soluções para gestão financeira de ensaios clínicos.
Outras empresas presentes são a Vericasa, que acelera transações imobiliárias, a Pix Force, com análise de imagens por IA, e a Sentivue, plataforma de gestão de experiência do cliente, completam o grupo de empresas com foco tecnológico. A delegação inclui ainda startups como a Bandora, para gestão de edifícios comerciais, a Archreall, que combina neurociência e arquitetura, e a Sparkzz, diretório de atividades para crianças.
Em comunicado, António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal, sublinha que “o programa Business Abroad é estratégico para a Startup Portugal e já apoiou mais de 320 startups portuguesas nos seus esforços de internacionalização. Startups como a Bhout, ou a GoParity, evidenciam resultados concretos deste trabalho.”
No mesmo documento, Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, considera que “O Canadá é um mercado de inovação relevante, e esta participação permite-nos criar pontes entre os dois países e, desta forma, promover Portugal e atrair startups internacionais.”
Quanto a Ricardo Lima, Head of Startups and Investors da Web Summit, destaca que “os eventos Web Summit ajudam a criar pontes entre os ecossistemas tecnológicos de todo o mundo, da Europa ao Médio Oriente, América do Sul e agora América do Norte.”
O The Next Big Idea também vai estar na conferência tecnológica, numa parceria com a Startup Portugal. Vamos mostrar o que as startups portuguesas estão a construir, amplificar vozes e dar palco às melhores ideias.
Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.