Voltar | Inteligência Artificial

Portal português calcula quanto as empresas poupam com inteligência artificial

por Gabriel Lagoa | 6 de Novembro, 2025

Há simuladores para medir retorno de investimento em IA e até uma rede de parceiros nacionais para empresas.

Quanto tempo e dinheiro pode uma empresa poupar ao implementar um chatbot? E que ferramentas de IA fazem sentido para o orçamento e dimensão de cada negócio? São perguntas como estas que o IA Hoje procura responder.

O portal português de literacia em inteligência artificial (IA), lançado em setembro, posiciona-se como uma espécie de “Doutor Finanças” da IA. O objetivo é ajudar profissionais e empresas a perceber se vale a pena investir nestas tecnologias e quanto podem efetivamente ganhar com elas.

Simuladores calculam retorno real

A plataforma distingue-se por oferecer simuladores que calculam o retorno do investimento em ferramentas de IA. Um exemplo é o simulador de chatbots para atendimento ao cliente. Basta indicar quantas perguntas chegam por dia e quanto tempo se gasta a responder a cada uma. O sistema estima o retorno e em quanto tempo o investimento compensa.

Há também uma ferramenta que recomenda soluções de IA adaptadas às necessidades de cada empresa e um comparador de modelos como ChatGPT, Gemini ou Claude. Isto foi pensado para quem quer implementar IA mas não sabe por onde começar.

“Implementar inteligência artificial não é apenas instalar uma ferramenta”, explica Pedro Esteves, fundador do portal e especialista em IA Generativa. “É preciso compreender que processos podem ser automatizados, porque não é possível automatizar toda a empresa de uma só vez.”

O portal conta com mais de cinquenta autores que publicam regularmente sobre como aplicar IA em áreas como ética, marketing, turismo, ensino ou recursos humanos. Não são especialistas em IA, mas profissionais que já usam estas ferramentas no dia a dia e partilham a experiência.

Pedro Esteves é autor do livro “Inteligência Artificial Generativa com Confiança” e dá aulas na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e no INDEG-ISCTE. O foco do seu trabalho passa por formar profissionais experientes e ajudá-los a perceber como usar IA de forma prática.

Automatização de processos é gradual

Para além dos conteúdos e simuladores, o IA Hoje disponibiliza uma rede de parceiros nacionais. A ideia é guiar empresas na escolha de soluções que se ajustem ao orçamento e à dimensão de cada negócio.

A abordagem é prática: mostrar que automatizar processos é um caminho gradual. “É importante avaliar qual o capital disponível para cada momento de investimento e perceber quando é que o retorno vai acontecer”, defende Pedro Esteves.

O portal procura criar uma comunidade onde utilizadores, gestores e especialistas trocam experiências, desde quem quer aprender a usar IA na vida pessoal até quem procura otimizar processos empresariais ou implementar soluções mais complexas.

Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.