Voltar | Investimento

Poolside levanta 500 milhões de dólares e vale agora 3 mil milhões

por Gabriel Lagoa | 4 de Outubro, 2024

Com a Nvidia e eBay Ventures entre os investidores, a Poolside prepara-se para lançar um assistente de código inteligente e apostar na IA para potenciar o trabalho dos programadores.

A Poolside, uma startup que desenvolve modelos de Inteligência Artificial para criar código de software, levantou 500 milhões de dólares numa ronda de financiamento série B, liderada pela Bain Capital Ventures. A ronda contou com outros investidores como a Nvidia, Bay Ventures, DST Global, HSBC Ventures e LG Technology Ventures. 

De acordo com a Bloomberg, esta ronda de investimento avalia a Poolside em 3 mil milhões de dólares, embora a empresa não tenha confirmado oficialmente este valor.

Este financiamento surge pouco mais de um ano depois da a Poolside ter garantido uma ronda seed de 126 milhões de dólares, elevando o total de fundos angariados pela startup fundada em 2023 para 626 milhões de dólares.  

Como conta a Sifted, a Poolside, com sede nos Estados Unidos, ganhou popularidade ao abrir uma subsidiária em Paris no ano passado. A startup fechou a ronda seed junto de vários investidores em França, incluindo o multimilionário francês Xavier Niel, e investidores como o Bpifrance. 

A ideia é manter a sua sede nos EUA, mas construir uma equipa distribuída entre os dois continentes, com um forte foco em investigação aplicada e talento de engenharia na Europa.

O que faz a Poolside?

A Poolside está a desenvolver ferramentas de Inteligência Artificial que, segundo a empresa, um dia poderão igualar as capacidades humanas no desenvolvimento de software. A startup está a criar os seus próprios modelos de IA para auxiliar em tarefas como sugerir código potencialmente relevante para uma base de código específica. 

Embora ainda não tenha lançado publicamente um produto, a Poolside afirma que a sua primeira ferramenta funcionará como um “assistente de código inteligente” para programadores, com mais detalhes a serem divulgados nas próximas semanas. A startup garante, no entanto, que já está a trabalhar com várias grandes empresas.

Citado pela Sifted, Jason Warner, cofundador da Poolside, afirma que “acreditamos que o desenvolvimento de software será a primeira capacidade ampla em que a IA alcançará e superará a inteligência de nível humano”.

O novo capital permitirá à empresa expandir as capacidades dos seus modelos e impulsionar a comercialização do seu produto. Como parte deste esforço, a Poolside adquiriu 10 mil GPUs da Nvidia para treinar futuros modelos.

Otimismo face à tecnologia

De acordo com o TechCrunch, apesar das preocupações com segurança, direitos de autor e fiabilidade em torno das ferramentas de codificação assistida por IA, os programadores têm demonstrado entusiasmo face à tecnologia. 

Assim, a Poolside não é a única startup do género a receber investimentos na casa dos milhões. A Magic, uma empresa de codificação que utiliza IA Generativa, levantou 320 milhões de dólares em agosto. No mesmo mês, a Cognition garantiu 175 milhões de dólares com uma avaliação de 2 mil milhões de dólares.Segundo projeções da Polaris Market Research, o mercado de ferramentas de codificação com IA poderá valer 27 mil milhões de dólares até 2032.

Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.