Peça a peça, LEGO vê lucros e receitas a subir na primeira metade do ano
por Gabriel Lagoa | 28 de Agosto, 2024
Esta quarta-feira, a maior fabricante de brinquedos do mundo também reforçou os esforços para reduzir a utilização de combustíveis fósseis na sua produção.
A LEGO Group divulgou os seus resultados para o primeiro semestre de 2024 e mostrou um crescimento em várias áreas. A empresa dinamarquesa, conhecida pelos seus “tijolos” de plástico registou um aumento de 13% na receita, face ao mesmo mesmo período do ano passado, atingindo os 4,2 mil milhões de euros.
Em comunicado, a fabricante adianta ainda que as vendas ao consumidor cresceram 14% em termos homólogos, superando o desempenho do mercado de brinquedos em geral. Este crescimento é atribuído à procura pelos seus produtos, principalmente na América do Norte e na Europa.
Quanto aos lucros, cresceram 16%, atingindo 804 milhões de euros. A empresa justifica que os resultados foram alcançados paralelamente ao aumento dos investimentos em iniciativas estratégicas, como sustentabilidade, retalho e digitalização.
O CEO da Lego Group, Niels B Christiansen, acrescenta que “estamos muito satisfeitos com o nosso forte desempenho no primeiro semestre. Entregámos crescimento de dois dígitos no lucro líquido e no lucro bruto, além de termos feito um progresso significativo no aumento da quantidade de materiais sustentáveis utilizados nos nossos produtos”.
A LEGO planeia aumentar os gastos em iniciativas estratégicas na segunda metade do ano. Por exemplo, a empresa abriu 41 novas lojas no primeiro semestre e continua a expandir a sua rede global de produção e distribuição, com a construção de duas novas fábricas no Vietname e nos EUA. Contas feitas, a empresa investiu 603 milhões de euros, principalmente na construção de novas fábricas e na expansão de instalações e escritórios.
Sustentabilidade na agenda
A LEGO revela ainda que aumentou a quantidade de plástico comprado a fontes sustentáveis e certificadas. A empresa afirma que 30% de todo o plástico foi adquirido através de fontes certificadas, o que se traduz numa média estimada de 22% de material de fontes renováveis e recicladas. Em comparação, em 2023 o grupo tinha utilizado 18% deste tipo de plástico.
A dinamarquesa assume também que pretende que mais de metade das suas matérias-primas sejam de fontes sustentáveis nos próximos anos, reduzindo a utilização de materiais fósseis.
No primeiro semestre, a empresa lançou cerca de 300 novos conjuntos. Entre os temas mais vendidos estavam as coleções LEGO Icons, LEGO City, LEGO Technic, LEGO Star Wars e LEGO Harry Potter. A fabricante está também a expandir a sua presença digital, com o lançamento de experiências LEGO no jogo Fortnite e o relançamento da aplicação LEGO Play.
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