Voltar | Inteligência Artificial

Os chips cerebrais estão a ficar mais inteligentes?

por Marta Amaral | 9 de Julho, 2025

Para quem se esqueceu, os chips cerebrais continuam em desenvolvimento e, após mais de cinco décadas de investigação, evoluíram de forma discreta, mas significativa.

Atualmente, existem sete pessoas com o chip cerebral da Neuralink implantado, numa tecnologia que está literalmente a mudar vidas.

O caso mais impressionante é o de Noland Arbaugh, o primeiro voluntário humano a receber um implante de interface cérebro-computador (BCI) desenvolvido pela empresa de Elon Musk. Tetraplégico na sequência de um acidente, Noland recebeu o implante em janeiro de 2024, no âmbito de um ensaio clínico, e desde então consegue controlar computadores apenas com o pensamento. Começou por usá-lo para jogar videojogos, mas rapidamente passou a realizar outras tarefas do dia a dia, como escrever e-mails, editar sites, fazer pesquisas, aceder ao banco, etc.

Outro caso de sucesso é o de “Mike”, o quarto paciente da Neuralink, que se tornou a primeira pessoa com um emprego a tempo inteiro a utilizar esta tecnologia. Trabalha a partir de casa como...

Continuar a ler é simples

Recebe gratuitamente as melhores histórias do mundo do inovação e das empresas todas as semanas no teu e-mail.