PME
TRANSIBERIA
A Transiberia Productions, Unipessoal, Lda, nasceu na esteira do desenvolvimento dos dois últimos projetos em que Carlos Gomes, artista, realizador e fundador da empresa, se envolveu também como produtor: UMA-Ultra Maratona Atlântica e Al-Mu’tamid Poeta Rei do Al-Andalus.
Estes dois projetos têm em comum terem sido concretizados por equipas que juntaram portugueses e espanhóis. Para além disso, o projeto UMA permitiu a Carlos Gomes viajar pelas grandes capitais da América Latina, como México DF, Lima, Bogotá, Buenos Aires e São Paulo e constatar a afinidade cultural entre os povos desse enorme continente e da Península Ibérica, alicerçada na partilha de duas línguas perfeitamente compreensíveis entre si.
O modus operandi da Transiberia assenta na aplicação de um conjunto de valores sociais à pratica do relacionamento entre pessoas, artistas e outros agentes culturais: lealdade, transparência, confiança e amizade.
A palavra Transiberia é a mistura das palavras Transar, Transe e Iberia. A primeira é usada sobretudo no Brasil para designar uma relação que pressupõe o encaixe, o acordo e o prazer. A segunda nomeia um estado alterado de consciência e a sua vivência com uma grande intensidade; mas também disponibilidade voluntária para o mesmo, sob o risco desse estado não ser obtido ou não conduzir a uma boa experiência. A terceira designa um território constituído por dois países, Portugal e Espanha, que formam a Península Ibérica, relativamente ao território Europeu.
A Transiberia quer operar no mercado internacional das indústrias criativas como proponente, intermediária, parceira ou prestadora de serviços de projetos culturais transibericos. Entende-se por projecto cultural transiberico toda e qualquer manifestação cultural resultante do encontro entre criadores e agentes culturais de dois ou mais países do bloco geográfico Ibero-Latino Americano.