Voltar | Operator
Operator

Siga em:

Startup

Operator

raquel.rodrigues@fraunhofer.pt http://www.aicos.fraunhofer.pt

Sede: Rua Alfredo Allen, 455/461, 4200-135 Porto

Tecnologia ,

Assegurar o bem-estar (físico e mental) do trabalhador da indústria é o objetivo do OPERATOR, um projeto que arranca agora numa parceria com o centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS). Focado na vertente humana, o projeto de investigação parte de um acompanhamento direto aos profissionais e de uma análise da suas necessidades, a partir da qual se poderá observar elementos como a posição ergonómica, intensidade, tempo de trabalho e ambiente do local (como a temperatura), permitindo assim evitar lesões ou acidentes de trabalho e aumentar ainda a produtividade, competitividade e modernização industrial.

Através de um conjunto de sensores será possível recolher e analisar vários dados referentes ao trabalhador da indústria e ao seu ambiente de trabalho, permitindo assim um melhor planeamento, organização e controlo do trabalho. A utilização de sensores vai permitir recolher vários dados, quantitativos e qualitativos, sobre o dia-a-dia do profissional do setor industrial, designadamente dados sobre os movimentos e posturas assumidas no exercício das suas funções e, numa vertente mais subjetiva, sobre as suas expectativas e ambições a nível profissional e perceção de qualidade de trabalho, tendo como referência o índice de qualidade do trabalho da tabela da Eurofound. Para além dos sensores de recolha automática de dados, o profissional terá à sua disposição uma plataforma individual para inserção de dados e visualização da informação registada.

Numa altura em que se discute a automatização como risco de substituição do homem na indústria, o OPERATOR analisa não só o bem-estar físico dos trabalhadores, mas também o impacto dessa automatização na saúde mental das pessoas. No âmbito do projeto, a FhP-AICOS será responsável pelo desenvolvimento tecnológico dos sensores e da plataforma digital, assim como pelo estudo em tempo real e acompanhamento dos trabalhadores.

Com um valor global que ultrapassa os 1,88 milhões de euros, financiado pelo MIT e pela Agência Nacional de Inovação (ANI), o OPERATOR resulta de uma parceria entre várias instituições, como Fraunhofer AICOS (FhP-AICOS), Zenithwings, NST Apparel Lda, Volkswagen Autoeuropa, Faculdade para a Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT Nova), Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Universidade do Minho (UM), Instituto de Engenharia Médica e Ciência (IMES) e Controlconsul – Consultoria, Serviços e Representações, Lda.

O projeto OPERATOR coloca em evidência as competências da FhP-AICOS nas áreas de design centrado no utilizador, inteligência artificial e sistemas ciber-físicos, assim como os seus campos de estudo – investigação do utilizador em diferentes ambientes; visão computacional; análise de dados de sensores vestíveis; sistemas de apoio cognitivo e de decisão; e a internet das coisas. Com o intuito de causar impacto positivo no dia-a-dia dos utilizadores, a FhP-AICOS propõe-se criar tecnologia de excelência e de fácil utilização.

Sobre a Fraunhofer Portugal

A missão da Fraunhofer Portugal – de desenvolver investigação com aplicabilidade prática para o desenvolvimento económico e melhorar a vida das populações – materializa-se, atualmente, através do centro de investigação Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions (AICOS), localizado no Porto e surgido em 2009 no seguimento de uma parceria entre a Sociedade Fraunhofer (Fraunhofer-Gesellschaft), a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Universidade do Porto.

Com uma equipa de cerca de 80 investigadores contratados e uma carteira de clientes de diversas áreas de negócio como a saúde, agricultura, retalho ou energia, o AICOS apresenta competências consolidadas nas áreas de Design Centrado no Utilizador; Inteligência Artificial; Sistemas Ciber-Físicos.

A análise do utilizador nos seus diversos ambientes, a visão computacional, os sistemas cognitivos e de apoio à decisão e a internet das coisas são algumas das áreas em estudo neste centro de investigação que dedica a sua atividade à investigação aplicada e ao sucesso dos seus clientes, com os quais atua em estreita colaboração para o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, intuitivas, acessíveis e ubíquas. Atualmente, o AICOS foca-se nos seguintes temas de inovação: soluções cognitivas conectadas; agricultura digital; inteligência artificial responsável; tecnologia de saúde descentralizada; e viver e envelhecer com dados.

O percurso do AICOS é marcado por colaborações institucionais e comerciais que resultam numa vasta rede de parceiros ativos. Desde 2009, o AICOS participou em 10 projetos europeus e estabeleceu parceria com mais de 150 instituições em 31 países.

Submeta a sua empresa!

A mais completa base de dados de startups, incubadoras/acelaradoras e investidores do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro.