Startup
Immunethep
Sede: Biocant Park,Núcleo 04, Lote 3, 3060-197 Cantanhede
Saúde ,
A Immunethep está a desenvolver imunoterapias contra infeções bacterianas baseadas na descoberta que diferentes bactérias usam exactamente o mesmo mecanismo para suprimir a resposta do sistema imune do hospedeiro. Este mecanismo consiste na libertação de uma molécula que inibe por completo a resposta imune. O primeiro produto em desenvolvimento é uma vacina que previne infeções de 5 das mais críticas bactérias que atacam a espécie humana (Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Estreptococcus do Grupo B) evitando também os problemas associados com a resistência destas bactérias aos antibióticos.
Atualmente morrem cerca de 50.000 pessoas por ano na Europa e EUA devido a infeções bacterianas, o que implica custos diretos para os sistemas de saúde que excedem $60 mil milhões. No entanto, devido à escassez de novos agentes terapêuticos e ao rápido aumento da resistência a antibióticos, estima-se que em 2050 esta seja a principal causa de morte à escala global (1 morte a cada 3 segundos) com perdas na riqueza mundial que superam os $100 triliões anuais.
Para algumas destas bactérias (p.e. Escherichia coli, Staphylococcus aureus) não existe hoje qualquer tipo de vacina disponível e estas bactérias são resistentes à generalidade dos antibióticos existentes. Para outras bactérias (p.e. Streptococcus pneumoniae) existem vacinas de proteção limitada a alguns serótipos da bactéria.
A vacina desenvolvida pela Immunethep é agnóstica no que toca aos serótipos uma vez que se foca em bloquear o mecanismo de infeção e não as bactérias diretamente. Os resultados pré-clínicos em modelos animais são impressionantes para as várias bactérias e os efeitos secundários, nomeadamente os impactos sobre o microbioma do hospedeiro, são negligenciáveis.