Voltar | Bandora Systems
Bandora Systems

Siga em:

Startup

Bandora Systems

info@bandorasystems.com https://www.bandorasystems.com/

Sede: Rua Alfredo Allen 455, 4200-135 Porto

40% da energia produzida na Europa é consumida pelos edifícios. O comportamento dos utilizadores, combinado com a ineficaz configuração dos sistemas de gestão dos edifícios levam a que a performance energética em utilização, seja até dez vezes inferior à prevista em projeto. Os sistemas de controlo e gestão de edifícios (GTC – Gestão Técnica Centralizada) e (EMS – Energy Management Systems), são meramente reativos, pois têm por base um modo de regulação através de regras de lógica, atingindo somente poupanças até 15%. As Autoridades Europeias de Energia asseguram que existem oportunidades de redução de consumo energético na ordem dos 50%, por via de implementação de medidas combinadas: infraestruturas, equipamentos e comportamentos dos utilizadores. A Energy Performance of Buildings Directive (EPBD), define o conceito Nearly-Zero Energy Buildings (NZEB) e obriga a uma implementação desse conceito a partir do final de 2018 para os novos edifícios públicos, 2020 para todos os novos edifícios e 2030 para os restantes. Os países estão comprometidos em estabelecer uma meta numérica de acordo com as condições intrínsecas de cada um, que envolve a adequação à realidade construtiva, tecnológica e meteorológica, que deverá ser cumprida nos prazos acordados.
A Bandora desenvolve uma solução para gestores de edifícios, que urgem em aumentar a eficiência energética, a satisfação e conforto dos seus ocupantes, desenvolver uma maior consciência ambiental e social e cumprir com as metas estabelecidas pela EPBD.
A Bandora é a solução que permite até 40% de redução do consumo energético num edifício, sem por isso degradar o conforto dos ocupantes. Usando as mais recentes ferramentas de analítica de dados que correlacionam em tempo real a informação proveniente de sensores, equipamentos, GTC, ocupação e o feedback dos utilizadores relativamente à sua experiencia, a chamada Internet of All (IOA), o que permite gerar um algoritmo preditivo com a função primordial de otimizar o binómio consumo versus conforto. A Bandora é um sistema aberto, um serviço que funciona na cloud, totalmente integrado com o hardware existente no edifício.
Ao contrário dos fabricantes de sistemas proprietários, a Bandora assume-se como complementar às soluções de GTC/EMS ou mesmo fabricantes de gateways, em virtude de nos posicionarmos no desenvolvimento da camada de inteligência artificial que irá reprogramar de forma eficaz e inteligente os seus equipamentos, automática e imediatamente, maximizando a poupança energética.
As vantagens competitivas da Bandora centram-se na analítica não só dos dados gerados pelo hardware dos edifícios, mas também nos dados provenientes da interação dos seus ocupantes. De acordo com os modelos matemáticos de funcionamento dos edifícios e equipamentos que se pretendem controlar, são gerados algoritmos preditivos e adaptativos, que permitem reconfigurar os equipamentos em tempo real. É também mostrado ao utilizador o seu impacto energético no edifício, o que leva a uma maior consciência ambiental e conduz a uma alteração do seu comportamento. Reduzindo o consumo energético no edifício, temos um impacto em termos da pegada de carbono, nomeadamente a uma redução nas emissões de CO2 pelos edifícios.

Submeta a sua empresa!

A mais completa base de dados de startups, incubadoras/acelaradoras e investidores do país. Aqui encontra as histórias e os protagonistas que contam como estamos a mudar o presente e a inventar o que vai ser o futuro.