Olena Zelenska é a “convidada mistério” da Web Summit
por Inês F. Alves (Texto) | 1 de Novembro, 2022
A presença da primeira-dama da Ucrânia foi confirmada no Twitter por Paddy Cosgrave.
Manda a tradição que a noite de abertura da Web Summit conte sempre com um convidado especial, conhecido pouco antes do arranque da conferência. Desta vez não foi excepção, e a “surpresa” é Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia.
A informação foi confirmada por Paddy Cosgrave através do Twitter.
A sétima edição da Web Summit arranca hoje em Lisboa, contando com mais de 70 mil participantes, 2.630 ‘startups’ e empresas, 1.120 investidores e 1.040 oradores.
A conferência, que o The Next Big Idea vai acompanhar ao longo dos próximos dias aqui e através do LinkedIn, prolonga-se até sexta-feira.
Recorde-se que a Ucrânia foi invadida pela Rússia a 24 de fevereiro deste ano, num conflito que já provocou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas – mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,7 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU. Trata-se já da pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A ONU dá como confirmados desde o início da guerra 6.430 civis mortos e 9.865 feridos, sublinhando, todavia, que os números podem estar muito aquém dos reais.
Além da convidada “surpresa” Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia, a sessão de abertura da Web Summit contará ainda com a presença do ministro da Economia António Costa Silva, do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, de Lisa Jackson, VP of Environmental Initiatives da Apple, Changpeng Zhao, Co-founder & CEO da Binance, Katie Prescott, Technology Business Editor no The Times e Misan Harriman, Chair / Founder at Southbank Centre / Culture3.
Pode acompanhar a sessão de abertura da maior conferência tecnológica em solo nacional aqui.