Voltar | Tecnologia

Oeiras é o novo hub do maior marketplace de peças de automóvel da Europa

por The Next Big Idea | 2 de Junho, 2023

A AUTODOC, o retalhista online de peças e acessórios para veículos, inaugurou o seu novo tech hub no Lagoas Park, em Oeiras. A empresa alemã planeia ter contratadas, até ao final do ano, mais de 200 pessoas para a nova equipa sediada em Portugal.

Fundada em Berlim, em 2008, por Alexej Erdle, Max Wegner e Vitalij Kungel, a AUTODOC rapidamente se tornou no maior retalhista líder online de peças e acessórios para veículos da Europa. A AUTODOC tem lojas virtuais em 27 países europeus e emprega cerca de 5 mil pessoas espalhadas por oito localizações: Alemanha, Luxemburgo, França, Polónia, Moldávia, República Checa, Ucrânia e agora Portugal.

Em 2022, ano em que a empresa passou a ser liderada por Sandra Dax (Co-CEO) e Dmitry Zadorojnii (Co-CEO) a AUTODOC atingiu um número de vendas de mais de 1,1 mil milhões de euros, sendo que oferece, atualmente, cerca de 5,2 milhões de produtos para 166 marcas de automóveis. 

No seu 15º aniversário, a AUTODOC dá o próximo passo e abre um novo tech hub estratégico em Oeiras para expandir a sua presença na Europa ocidental. Neste espaço, a empresa vai se focar num conjunto abrangente de competências técnicas fundamentais, tais como tecnologias da informação, gestão financeira e serviços de atendimento ao cliente, criando novas oportunidades de emprego para novos talentos tecnológicos. Nos últimos 15 anos, a empresa tem tentado tornar veículos mais sustentáveis e adequados e o seu novo objetivo é este ser um espaço onde as ideias possam prosperar e fomentar serviços que possam mudar o setor.

A AUTODOC pretende melhorar os produtos e serviços existentes e ainda construir uma plataforma digital preparada para o futuro, para tentar elevar a tecnologia automóvel a um novo patamar em termos de qualidade. Até ao fim de 2023 planeiam contratar mais de 200 pessoas em Portugal. Esta nova divisão será gerida pelo co-CEO e Director-Geral da AUTODOC, Dmitry Zadorojnii, que integra a empresa desde 2011.

Apesar de algumas dificuldades no ano passado, o desempenho em 2023 superou as expectativas:

  • No final do primeiro trimestre, as receitas tinham subido 17% face ao mesmo período de 2022. 
  • Têm a expectiva de crescer de 108% por ano;
  • Conta com cerca de 50 mil encomendas por dia;

O Hub Português

Oeiras representa 10% do PIB e 30% da capacidade tecnológica instalada em Portugal. Existem, atualmente, 7 unicórnios em Portugal e 3 deles estão em Oeiras e a fixação de empresas como a AUTODOC, criam novas oportunidades para gerar mais riqueza e melhorar a qualidade de vida do município.

A estratégia começou com a abertura de novos mercados, mas também com a adição de mais produtos ao seu portfólio, ao mesmo tempo que criava uma melhor experiência para o cliente. A AUTODOC quer conquistar mais mercados e, apesar de estar atualmente focada na Europa, não vai ficar por aí. 

“Mantemos o nosso crescimento, mantemos o nosso ritmo, sabemos que o mundo e a tecnologia estão a evoluir muito rapidamente e espero que a nossa ambição traga novas tecnologias e novas abordagens ao mundo”, explica Dmitry Zadorojnii, co-CEO

Sandra Dax clarifica como foi o processo de escolher Portugal. “Com base na estratégia da nossa empresa, estamos sempre a pensar qual é a pegada da mesma e, devido ao facto de sermos um ator global, perguntámos: onde podemos ter um bom lugar, uma boa posição para atrair novos talentos e também para ter um espaço seguro para as pessoas que tivemos de mudar. Tivemos um processo de seleção claro, [..] e Portugal foi um dos principais países.” 

À frente de Espanha e do Chipre, que também foram opções tidas em consideração, Oeiras e Portugal foram vistos como o pacote completo. Por um lado, por serem atrativos não só para os talentos locais mas também para internacionais e, por outro lado, por parecerem o local ideal para iniciar esta nova viagem.

O escritório no Lagoas Park disponibiliza 75 postos de trabalho, que podem ser expandidos para 100, e que serão utilizados principalmente como hot desks. Ou seja, vai existir uma renovação do espaço de trabalho e cada funcionário vai deixar de ter uma secretária fixa. Desde a pandemia, a empresa tem apostado num modelo de trabalho híbrido, que pretende manter. Existem atualmente cerca de 50 vagas disponíveis para integrar na nova equipa da AUTODOC em Portugal.