O turismo parou, mas eles não
Antes da pandemia, a LuGGit tinha um negócio promissor com base numa ideia simples: as pessoas gostam de viajar sem ter de andar com as bagagens de um lado para o outro. E o que a LuGGit faz é garantir que as bagagens estão no sítio em que são necessárias quando são necessárias.
Em novembro de 2019 esta ideia tinha garantido à startup um investimento de 400 mil euros.
Poucos meses depois, as viagens praticamente pararam, os turistas ficaram em casa e a LuGGit teve de repensar todos os planos para 2020.
Decidiu criar um serviço sem fins lucrativos, que permite enviar bens a um familiar ou amigo, sem sair de casa, de forma segura e o mais rápido possível.
Nasceu assim o projeto WeMoveIt que, mesmo em desconfinamento, continua a operar, nomeadamente em parceria a "Positive Benefits" e a "Zero Desperdício" com as quais faz diariamente entregas de refeições.
Ricardo Figueiredo, CEO da LuGGit, não espera que rapidamente o negócio volte a ser como antes, mas está, apesar de tudo, convencido que esta experiência poderá tornar a empresa mais forte.
A LuGGit e o projeto WeMoveIt foram o tema em destaque no magazine desta semana do The Next Big Idea na SIC Notícias.
Também em destaque no magazine desta semana:
Projeto Animalar:
Muitos dos voluntários do movimento Tech4Covid19 já faziam parte da comunidade de startups e muitos já se conheciam. Não foi o caso de Raquel Silva, que trabalha em marketing digital, e que estava a mudar de emprego quando foi declarado o estado de emergência.
Mas juntou-se ao grupo e foi à procura de um projeto que fizesse sentido.
Acabou por ser uma das promotoras da Animalar um site que foi criado para dar respostas a quem tinha dúvidas sobre os animais de estimação durante a pandemia e que se propôs atuar como forma de evitar o abandono e ajudar a cuidar dos nossos companheiros de quatro patas.
Projeto Mordomo24.pt:
Continuam a surgir novas ideias para fazer chegar a casa dos portugueses produtos e serviços.
O Mordomo24.pt é um desses novos projetos e conta com cerca de 45 fornecedores de alimentação, bebidas, artigos de crianças, viagens, limpeza, decoração, artigos para animais, saúde, serviços e vestuário, que tiveram de se reinventar, dadas as circunstâncias que todos vivemos.