O TUMO chegou ao Porto para ajudar a formar a geração do futuro
por Marta Amaral | 15 de Julho, 2025
O centro TUMO Porto já abriu inscrições para o próximo ano letivo e continua a missão de ser o projeto pedagógico mais inovador do país para jovens entre os 12 e 18 anos.
O programa, através de uma pedagogia de autoaprendizagem e workshops baseados em projetos reais, quer formar a geração do futuro através do desenvolvimento de competências sociais e técnicas da interligação entre criatividade e tecnologia.
O programa TUMO é presencial, totalmente gratuito e acontece em horário pós-escolar, com duas sessões de duas horas por semana ou uma sessão de três horas e meia. Cada estudante pode escolher as áreas que mais gosta e fazer o programa ao seu próprio ritmo.
O TUMO Porto oferece oito áreas:
- Animação;
- Desenvolvimento de Jogos;
- Programação;
- Fotografia;
- Música;
- Design Gráfico;
- Cinema;
- Robótica.
As áreas de aprendizagem aliam a criatividade e a tecnologia e privilegiam o desenvolvimento das competências STEAM (science, technology, engineering, arts, maths), consideradas atualmente como as mais relevantes para o futuro, num mundo em constante mudança.
“O TUMO é mais do que um espaço de aprendizagem — é uma oportunidade real de
transformação para milhares de jovens. Ao chegar ao Porto, reforçamos o nosso compromisso com uma educação acessível, criativa e com impacto. Sabemos, pela experiência de Lisboa e Coimbra, como este programa pode mudar a forma como os jovens olham para si próprios e para o seu futuro. Aqui, descobrem talentos, ganham confiança e desenvolvem as ferramentas certas para viver num mundo em constante mudança.”, sublinha Pedro Santa Clara, mentor do projeto em Portugal.
Ligadas à inovação, permitem que os jovens estimulem inúmeras competências sociais, como a capacidade criativa e de inovação, o espírito empreendedor e de colaboração e a aptidão para a análise crítica e para a solução de problemas.
O TUMO abre portas a 6 de outubro, no edifício URBO, mesmo ao lado do Norte Shopping, beneficiando de fáceis acessos. O espaço está a ser intervencionado no interior para se tornar num espaço pedagogicamente inovador, equipado com ferramentas topo de gama.
O centro visa promover a diversidade social e a inclusão, acolhendo todos os jovens,
independentemente da sua origem social, económica ou escolar. As muitas áreas temáticas permitem chegar a jovens com interesses diferentes. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.