Voltar | Investimento

O “tubarão” Tim Vieira chegou à SHORTCUTZ Network

por | 15 de Maio, 2018

O “tubarão” Tim Vieira chegou à SHORTCUTZ Network

É um conhecido empreendedor e investidor do Shark Tank Portugal e agora juntou-se oficialmente à SHORTCUTZ Network, uma rede urbana para os cineastas — profissionais ou amadores — mostrarem os seus trabalhos.

E é isso que o cinema precisa para viver. “Nunca foi tão importante como agora identificar e trazer para a frente os novos talentos das indústrias criativas e do cinema. Acredito que o SHORTCUTZ é vital para assegurar que tal acontece, principalmente numa indústria que nunca será liderada por robôs, mas sim por indivíduos talentosos e criativos. O SHORTCUTZ pode ajudar a identificar e expressar este talento para todos.”, diz o investidor em comunicado.

Em sessões semanais ou mensais, o cinema é celebrado em várias cidades, ainda maioritariamente em Portugal, mas também já em cidades como Amesterdão e Berlim. Para Carolina Duarte, diretora da SHORTCUTZ Network, este projeto permite “dar a novos cineastas, profissionais da área e cinéfilos uma oportunidade gratuita de mostrarem o seu trabalho”, sendo construído “um espaço de mercado totalmente inovador”.

Neste sentido, Tim Vieira vem “construir uma estrutura mais forte e sustentável” a este espaço. “Expectamos duplicar o número das cidades da nossa rede de 2 a 3 anos e tornar-nos um dos maiores programadores e distribuidores de curtas do mundo, também com a ajuda do SHORTCUTZ International Film Festival, que estamos a planear para 2020”, refere Carolina Duarte.

Com a primeira cidade SHORTCUTZ criada em Lisboa, em 2010 — que apresenta sessões semanais com curtas em competição e convidados —, o projeto tem a ambição de crescer ainda mais. Até ao momento outras 16 cidades já fazem parte desta rede, em cinco países e dois continentes, estando previsto chegar em breve a Hong Kong, Londres e Luanda. Para unir todas as cidades, será lançada ainda uma app do projeto.

Pela SHORTCUTZ Network já passaram mais de 4 mil curtas, 3 mil convidados e 53 mil espetadores. Em 2019 acontecerá o primeiro SHORTCUTZ GLOBAL ANNUAL AWARDS, que visa premiar os melhores filmes de todas as cidades da rede.