Voltar | Saúde

NOWACE. Alunos da NOVA Medical School criam a primeira Júnior Empresa de Medicina em Portugal

por Gabriel Lagoa | 12 de Junho, 2024

A organização sem fins lucrativos é gerida apenas por alunos. Em Portugal, existem 25 Júnior Empresas com um volume de faturação superior a 500 mil euros por ano.

As Júnior Empresas são parecidas a empresas reais sendo o seu principal objetivo promover as aprendizagens através de experiências práticas. A NOWACE tornou-se a primeira Júnior Empresa de Medicina em Portugal, uma organização sem fins lucrativos, formada e gerida exclusivamente por estudantes universitários, que providencia serviços a empresas, instituições ou clientes individuais.

“Foi o culminar de muitos meses de trabalho”, afirma ao The Next Big Idea Nuno Palma dos Reis, Presidente Executivo da NOWACE. A candidatura ao título aconteceu em fevereiro, no Porto, durante o IV JENC (Junior Entrepreneurs National Congress), sendo que agora a organização junta-se às restantes Júnior Empresas federadas. 

Em Portugal, existem 25 Júnior Empresas, com um volume de faturação superior a 500 mil euros por ano, detalha Nuno Palma dos Reis. “Sermos reconhecidos por estas organizações é muito importante para nós, enquanto selo de qualidade. Agora fazemos parte da mesa dos crescidos”, acrescenta. 

Foco e parcerias

A NOWACE é composta por estudantes da NOVA Medical School. O foco da organização passa pela capacitação gratuita dos estudantes de Medicina em áreas de business, oferecendo depois serviços de consultoria. “Desta forma, os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conceitos e conhecimentos adquiridos na universidade em contextos reais com startups e organizações na área da saúde”, explica o Presidente Executivo. 

O responsável destaca que a NOWACE tem vários tipos de parcerias, como é o caso dos learning partners, que garantem que os consultores da organização têm acesso a uma formação de qualidade. “Os nossos consultores têm formações com consultores de empresas como a PwC e a McKinsey”, explica Nuno Palma dos Reis, que fala ainda das parcerias estratégicas para a aquisição de clientes, como a Startup Lisboa e a HealthTech Portugal. Para o co-fundador, agora que a NOWACE é uma Junior Empresa Federada, “é levada a sério por estas organizações”.

Ao The Next Big Idea, Afonso Passos da Cunha, Diretor de Marketing e Comunicação da Júnior Empresa da NOVA Medical School, adianta também que há um novo tipo de parceria que está a ser estudado pela organização: a financeira. “Temos concebido um modelo para uma bolsa de estudo para os alunos que colaboram connosco que premeia tanto o desempenho académico como o desempenho na NOWACE. Mas, por agora, estamos ainda na fase de levantamento de capital”, conta.

Como surgiu a NOWACE?

A NOWACE surge como resposta a um sistema de ensino que considera “um pouco antiquado, que acredita que o curso de Medicina só serve para formar médicos e que os médicos só sabem de Medicina”, explica Nuno Palma dos Reis, acrescentando que a organização aproveita o conhecimento médico-científico dos estudantes para dar um contributo ao tecido empresarial, além da prática clínica. Desde a sua formação, em 2022, a organização deu mais de 50 horas de formação a alunos do curso de Medicina, contando com mais de 500 inscrições. 

Para o futuro, a Júnior Empresa vai aproveitar o facto de “fazer parte da mesa dos crescidos” para aprofundar sinergias com mais empresas de outras áreas. Está previsto também para o final do ano um mega hackathon, um evento em que estudantes resolvem problemas reais de empresas, em parceria com mais três Júnior Empresas. 

Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.