Voltar | Literacia Financeira

Novo Recibo quer ajudar os trabalhadores a perceber o “peso” fiscal dos salários

por Marta Amaral | 22 de Julho, 2025

Com o apoio tecnológico da SAP Portugal, a Associação Business Roundtable Portugal (BRP) dá continuidade à implementação do novo recibo de vencimento que conta já com mais de 90 mil colaboradores impactados em Portugal.

A solução tecnológica está agora pronta a ser estendida a mais de 120 empresas clientes da SAP, que empregam, no total, mais de 226 mil trabalhadores.

O novo layout do recibo tem como objetivo proporcionar aos colaboradores uma visão clara dos custos totais suportados pela empresa com a sua remuneração, de forma a promover a literacia financeira e a transparência salarial.

Criado em 2024, o novo modelo passa a incluir elementos anteriormente invisíveis para os trabalhadores, como a contribuição da empresa de 23,75%, em nome do colaborador, para a Segurança Social. Este dado, até agora ausente do modelo tradicional, permite, segundo a organização, uma leitura mais completa do custo real do trabalho.

O novo recibo torna assim visível o impacto do chamado tax wedge, ou seja, da diferença entre o que a empresa paga pelo trabalhador e o que este recebe líquido, após impostos e contribuições. Ao explicitar essa diferença, o modelo pretende contribuir para uma maior consciência sobre a carga fiscal que incide sobre o trabalho em Portugal.

A solução foi desenvolvida com base na tecnologia SAP Human Capital Management (HCM), o que permite uma adoção simples e rápida. Para os clientes SAP, a funcionalidade pode ser ativada mediante a instalação de uma nota de consultoria SAP, com um conjunto de configurações no sistema para passar a incluir a representação gráfica dos encargos totais da empresa no recibo de vencimento.

“Este projeto demonstra o potencial da tecnologia na transformação dos processos das empresas. Com a nossa solução, pronta a ser ativada em mais de uma centena de clientes nacionais, estamos a colocar a inovação ao serviço da transparência salarial e da literacia financeira. Acreditamos que soluções como esta tornam as empresas mais informadas, os colaboradores mais conscientes e o mercado mais sustentável”, afirma Nuno Saramago, Diretor Geral da SAP Portugal

Segundo Pedro Ginjeira do Nascimento, Secretário-Geral da BRP, com esta iniciativa o BRP, pretende reforçar a literacia financeira dos trabalhadores e alertar para a necessidade de uma reforma que torne visíveis todos os encargos fiscais e parafiscais associados à remuneração do trabalho, catalisando um debate fiscal mais justo.

Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.