“Nós pedimos às pessoas para desenharem ketchup. Elas desenharam Heinz.”
“Heinz. The only ketchup.” Foi este o slogan que a personagem Peggy Olson usou para convencer o cliente Heinz num pitch publicitário da série Mad Men. O objetivo era mostrar que, por mais marcas que existissem deste delicioso molho de tomate, havia uma que claramente se destacava pela sua autenticidade. A série retrata os anos 60, mas há técnicas de marketing que nunca saem de moda.
Em pleno 2021, no Canadá, a Heinz entrou ao ataque com uma campanha semelhante. Pediu a várias pessoas para desenharem ketchup e a maioria desenhou um frasco da marca, com tentativas melhor ou pior conseguidas do logótipo. Veja o vídeo aqui.
No fim de contas, esta campanha resultou numa série de placares com os desenhos das pessoas que participaram na experiência e a frase “Nós pedimos às pessoas para desenharem ketchup. Elas desenharam Heinz”. É caso para dizer que a publicidade foi feita pelo próprio consumidor.
Ao mesmo tempo está a decorreu um concurso nas redes sociais, até ao dia 31 de janeiro, com a hashtag #drawketchup (desenha Ketchup). Os 250 “artistas” vencedores vão receber uma caixa e um frasco com o seu desenho no rótulo. O objetivo é envolver os consumidores numa campanha em multiplataforma e provar a iconografia da marca por todo o mundo.
Esta campanha surge depois de uma quebra de 2,2% nas vendas da Heinz Canada, em contraste com os Estados Unidos, onde as vendas aumentaram cerca de 7,4%, ou a média internacional, com um aumento de 3,9%. Estes valores estão associados à pandemia, que levou a maioria da população a preparar mais refeições em casa. Esta campanha pode impulsionar ao sucesso da marca neste novo ano, já que a Heinz tinha planeado investir no marketing em 2021, depois de a COVID-19 ter atrasado ou suspendido as campanhas do ano passado.
- Subscreva a newsletter Next para receber histórias do mundo da inovação e das empresas no seu e-mail.
- Siga o The Next Big Idea no Instagram