NOS aposta na IA e compra 20% DareData Engineering
por Gabriel Lagoa | 24 de Julho, 2024
Esta parceria estratégica tem o objetivo de criar novos produtos de IA com aplicações em diversos setores e países, impulsionando o crescimento de ambas as empresas.
A NOS anunciou esta terça-feira a compra de uma participação de 20% na empresa portuguesa DareData Engineering, especializada em projetos de Inteligência Artificial (IA) Generativa e machine learning. O valor da aquisição não foi, no entanto, revelado.
Segundo um comunicado da empresa de telecomunicações, “este passo representa uma aposta estratégica de futuro para a criação de uma nova vaga de produtos de inteligência artificial, incluindo produtos conversacionais utilizando tecnologia de inteligência artificial generativa, com múltiplas aplicações em diversos setores de atividade e países”.
A startup tem uma rede de mais de 50 engenheiros e cientistas de dados e está presente em vários países como Portugal, Espanha, Brasil, Austrália e EUA, onde trabalha para organizações dos setores farmacêutico, telecomunicações, banca, indústria, logística, bens de consumo embalados, energia e público.
Em declarações à agência Lusa em março deste ano, a tecnológica disse que a faturação da DareData tinha subido 82% em 2023 para 3,1 milhões de euros e que pretendia expandir a presença no Reino Unido este ano. O objetivo da tecnológica é atingir os cinco milhões de euros de volume de negócios em 2024.
A parceria vai permitir “o crescimento de ambas empresas” na área de “inovação e disrupção tecnológica”, afirma o CEO da NOS, Miguel Almeida, em comunicado.
Também em reação à compra, Ivo Bernardo, partner da DareData, afirma que “esta parceria permitirá levarmos a IA a ainda mais empresas, em Portugal e em todo o mundo. Sempre tivemos uma excelente relação com a NOS e aprendemos muito com o que fomos capazes de trazer às áreas de dados e IA da organização”.
“A entrada da NOS no capital da nossa empresa acaba por ser um passo natural numa relação entre duas organizações, alicerçada nos valores e visão que temos sobre o impacto da tecnologia nas organizações, pessoas e na sociedade. Sabemos que esse caminho se faz com soluções de IA escaláveis, seguras e de alto valor acrescentado”, conclui Ivo Bernardo.
A DareData Engineering foi criada em 2019 e conta com mais 100 de projetos dentro e fora do país. Por exemplo, em 2023, a startup esteve envolvida no desenvolvimento do primeiro chatbot do Estado com IA Generativa: um avatar para a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) em parceria com a Microsoft Portugal. Na prática, é um chatbot com um avatar realista que reconhece e reproduz texto e voz, para responder a questões dos cidadãos portugueses sobre a Chave Móvel Digital (CMD). A startup conta com mais de 40 clientes no seu portefólio, como a Coca Cola, EDP e Fidelidade.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.