Voltar | Startup Life

Norte-americana TransPerfect compra Unbabel: startup portuguesa vendida à maior empresa de tradução mundial

por The Next Big Idea | 22 de Agosto, 2025

A tecnológica portuguesa de tradução com IA foi vendida à maior empresa mundial do setor, com CEO a garantir a continuidade da marca e equipas.

A Unbabel acabou de ser vendida à TransPerfect, a maior empresa de tradução do mundo, numa operação que representa uma “exit” total para a startup portuguesa de inteligência artificial. A informação foi inicialmente avançada numa entrevista de Vasco Pedro, CEO da Unbabel, ao ECO, tendo sido posteriormente confirmada em comunicado. 

O valor da transação não foi divulgado, mas Vasco Pedro revela ao ECO que negociou “com três ou quatro potenciais compradores” antes de escolher a TransPerfect. Este “é o melhor outcome possível para conseguir esse objetivo”, afirma o CEO sobre a decisão de vender à gigante norte-americana, que faturou 1,4 mil milhões no ano passado e emprega cerca de 8 mil pessoas em vários países.

A operação prevê que a “vasta maioria” dos colaboradores da Unbabel transite para a nova organização, embora Vasco Pedro tenha admitido ao ECO que “há sempre um overlap, há sempre algumas posições duplicadas e que têm que ser resolvidas”. A empresa portuguesa, que tinha cerca de 450 funcionários em 2023, dos quais 180 em Lisboa, vai integrar as operações da TransPerfect como uma “business unit”, segundo o responsável. 

A sede da TransPerfect em Lisboa passa a ser “um centro-chave de investigação e inovação em IA na Europa”. Vasco Pedro assegura que “não há qualquer plano da Unbabel como marca desaparecer” e que a integração dos recursos permitirá “expandir de forma significativa a gama de soluções de IA disponíveis para os clientes”.

A mudança de estratégia da Unbabel teve origem numa apresentação na Web Summit do ano passado, quando Vasco Pedro previu que “daqui a dois, três anos não ia ser preciso um ser humano em tradução”. “Para mim foi um momento de viragem: perceber que havia uma aceleração enorme no mundo da tradução para a inteligência artificial”, contou ao ECO.

O CEO confessou que a empresa estava num “caminho diferente”, focada no crescimento por aquisições, mas percebeu que “na escala, na velocidade que estávamos a crescer, mesmo a fazer aquisições, ainda éramos muito pequenos na prática”. A solução passou por encontrar um parceiro que permitisse “escalar muito mais rápido”.

Vasco Pedro vai acompanhar “temporariamente esta transição” durante alguns meses, mas já tem planos para o futuro. “Concluindo o meu envolvimento nesta aquisição, neste projeto, sem dúvida vou começar outra empresa. Eu sou um builder at heart“, disse ao ECO.

A Unbabel, fundada em 2013, foi a primeira startup portuguesa aceite na aceleradora norte-americana Y Combinator e sempre foi apontada como candidata ao estatuto de unicórnio. Para Vasco Pedro, porém, “isso é teatro” e o que importa é “o impacto que temos nas pessoas”.

Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.