“Nobel da Educação” vai para o TUMO graças à plataforma TUMO Path
por Marta Amaral | 2 de Dezembro, 2025
O TUMO Center for Creative Technologies foi distinguido com o WISE Prize for Education, um dos mais prestigiados prémios internacionais na área da educação, conhecido como o “Nobel da Educação”.
A distinção, que é atribuída pela Qatar Foundation e reconhecendo instituições cujo trabalho tem potencial para transformar o futuro da aprendizagem a nível global, inclui um prémio de um milhão de dólares, a dividir pelos três primeiros lugares Selecionado entre 427 candidaturas internacionais, o TUMO conquistou o 1.º lugar e recebeu um prémio de 500 mil dólares, destacando-se pelo TUMO Path, uma plataforma baseada numa abordagem AI co-learner, que combina inteligência artificial (IA) com um currículo de aprendizagem personalizado através de IA generativa.
Ao contrário de outros modelos que colocam a tecnologia no papel de “professor”, a metodologia do TUMO assenta numa visão profundamente humanizada da educação: a IA aprende lado a lado com os alunos, acompanhando ritmo, necessidades e interesses individuais, promovendo uma experiência mais inclusiva e personalizada em tempo real. Este novo paradigma educacional reforça o impacto global do TUMO enquanto referência em inovação pedagógica.
Em 2º lugar, foi distinguido o Iqrali.jo, projeto focado na literacia inicial em árabe; e, em 3º, o Darsel, um chatbot via WhatsApp que demonstrou resultados sólidos em escolas carenciadas da Jordânia.
Em comunicado, a organização refere que a distinção reforça o reconhecimento internacional do modelo que inspira também os centros TUMO em Portugal, desenvolvidos e operados pela equipa da Shaken Not Stirred, consolidando a relevância da rede TUMO no panorama mundial da educação inovadora. Em Portugal, já existem três centros TUMO em funcionamento: o primeiro abriu em Coimbra (2023), seguido por Lisboa (2024) e, mais recentemente, no Porto (2025).
Estes centros oferecem a milhares de jovens portugueses, de forma gratuita e em complementaridade com o horário escolar, o acesso a aprendizagens nas áreas de tecnologia e criatividade (programação, animação, design gráfico, cinema, robótica, música, fotografia e desenvolvimento de videojogos), com percursos personalizados e ritmo próprio, combinando autoaprendizagem, workshops e laboratórios práticos.
“Este prémio é um testemunho extraordinário da visão e do impacto global do TUMO. Para todos nós que trabalhamos diariamente para trazer esta metodologia inovadora para Portugal, é uma inspiração saber que esta distinção permitirá reforçar a plataforma TUMO Path, utilizada em todos os centros TUMO do mundo. O reconhecimento pelo WISE Prize demonstra que é possível reinventar a aprendizagem através de uma tecnologia que acompanha, potencia e humaniza o percurso de cada jovem”, sublinha Pedro Santa Clara, CEO da Shaken Not Stirred.
Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.