Voltar | Investimento

Genies: startup de avatares atinge avaliação de mil milhões de dólares

por The Next Big Idea | 13 de Abril, 2022

A empresa norte-americana que permite criar avatares (personagens online) angariou 150 milhões de dólares numa ronda recente de financiamento liderada pela Silver Lake.

A Genies é uma plataforma que fornece ferramentas digitais para criar e vender personagens, roupas, espaços e experiências sociais online e acabou de angariar 150 milhões de dólares numa ronda de investimento liderada pela Silver Lake (no seu portfólio de investimentos constam nomes como o Twitter, Airbnb, Dell, Didi, Endeavor, entre outras). Com esta última tranche, a empresa está agora avaliada em mil milhões de dólares.

De acordo com a DealBook do New York Times, que avançou com a notícia, trata-se do último “empurrão” de empresas tradicionais de investimento para não perder terreno na Web3 (nome que indústria ligada aos tokens digitais acredita ser o futuro: uma Internet descentralizada construída à base de redes blockchain).

Fundada em 2017, além desta ronda mais recente de 150 milhões, a Genies tinha angariado previamente 100 milhões de dólares junto de investidores bem conhecidos como é o caso de Bob Iger, antigo CEO da Disney (e que agora até faz parte do Conselho de Administração da empresa). 

Todavia, ainda que a avaliação corrente chegue aos mil milhões de dólares, a empresa não tira o véu da folha de Excel e não divulga quaisquer dados financeiros ou se é rentável.

Como é que funciona

Explicando de forma simplista, os utilizadores cunham e criam Non-Fungible Tokens (NFTs) na plataforma que depois podem vender num mercado online (sendo que a Genies recebe 5% de cada venda). Estas “ferramentas” para criar avatares centradas no consumidor, contudo, ainda só estão acessíveis por convite, ainda que existam planos para “alargar o acesso” às mesmas até ao verão.

Segundo a DealBook, o seu sucesso vai depender em parte de as pessoas passarem ou não tempo (ou terem vontade) de cultivar as suas identidades digitais em mundos virtuais (o tão badalado metaverso).

Em dezembro, saiu a notícia de que a Genies timbrou uma parceria com a Universal Music Group de modo a que artistas como Justin Bieber, Migos e Cardi B pudessem criar versões digitais deles próprios.