Voltar | Uncategorized

NextLap Tech Hub está à procura de soluções inovadoras para pneus em fim de vida

por Gabriel Lagoa | 2 de Setembro, 2024

Programa da Valorpneu e Beta-i entra na terceira edição com foco em projetos com potencial de implementação imediata.

O programa de inovação NextLap está de regresso para uma terceira edição e voltou a abrir uma open-call para soluções que promovam a circularidade dos pneus em fim de vida. A iniciativa é gerida pela consultora Beta-i e promovida pela Valorpneu e quer desenvolver soluções para o tratamento, reutilização e novas aplicações de pneus em fim de vida, sejam eles inteiros ou fragmentados.

Depois de uma primeira edição focada na inovação e uma segunda centrada na aceleração, o NextLap pretende agora fechar o círculo. Este ano, o nome do programa é ligeiramente diferente e passa a dar-se por NextLap Tech Hub, com o objetivo de reunir líderes da indústria e inovadores para criar soluções para implementação imediata no mercado. 

Durante nove meses, startups e empreendedores terão a oportunidade de desenvolver projetos-piloto, com o objetivo de apresentar os produtos já prontos num evento final. O programa conta com parceiros especializados em economia circular, que contribuirão com conhecimento e experiência para o desenvolvimento de soluções que utilizem borracha e outros materiais provenientes de pneus.

Em comunicado, Ana Costa, Diretora na Beta-i, acrescenta que “a reciclagem dos pneus em fim de vida ainda não é um tema muito abordado e penso que as pessoas ficariam surpreendidas se soubessem as possibilidade de aplicação que estes produtos têm, mesmo quando o seu principal objetivo chegou ao fim. É este aspeto que queremos focar nesta edição: demonstrar o potencial prático das soluções que iremos encontrar e revelar como podem fazer a diferença em várias indústrias”. 

Quanto a Climénia Silva, Diretora-Geral da Valorpneu, afirma que este programa “demonstra o trabalho que temos desenvolvido para encontrar novos destinos para os pneus em fim de vida. O nosso objetivo é, não só encontrá-los, como conseguir que os mesmos sejam implementados no mercado e na sociedade, através do apoio dos parceiros do programa”.

As edições passadas do programa originaram soluções como uma tecnologia de isolamento de edifícios que, usando borracha em estado líquido, poderá também ser aplicada em fatos de surf e capacetes. Outro exemplo é uma sola de sapato feita de 70% de materiais reciclados que promete ser mais durável e poderá ser totalmente reciclada no fim da sua vida útil.A página do programa pode ser consultada aqui.

Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.