Não é o amor uma grande ideia?
Hoje em dia existem apps para tudo. O amor não é excepção. A tecnologia dá um empurrãozinho àqueles que procuram alguém seguindo vários critérios. Prefere alguém que tenha gostos em comum consigo? Ou que odeia as mesmas coisas? Então e se procurar alguém apenas com determinadas características físicas? O cliché aplica-se: está tudo à distância de um clique, no seu smartphone.
Mas também há quem já tenha uma relação e pretenda dar-lhe um outro toque. Porque não um jogo de perguntas? A criatividade não tem limites. E, se estiver longe do amor da sua vida, a tecnologia também facilita: além da habitual troca de mensagens, até já podem ouvir o coração um do outro.
O TNBI fez a recolha de algumas apps e sites originais que podem ser utilizadas em Portugal:
Nesta plataforma pode seleccionar o local onde está e, a partir dessa localização geográfica, encontrar grupos específicos de acordo com as suas preferências. Embora sejam grupos alargados, quem diz que lá no meio não encontra o amor da sua vida? Pode, por exemplo, juntar-se a um grupo de empreendedores… não é o amor uma grande ideia?
Se procura algo como o Tinder, esta é a aplicação errada. Se quer algo divertido, é a opção certa. Com esta aplicação — que se assemelha na verdade a um jogo —, pode “avaliar” pessoas com base nas três categorias que dão nome à app. Depois disso, se quiser, consegue entrar em contacto com os candidatos. Ainda arranja mesmo casamento e só tem de agradecer à tecnologia.
Gostos não se discutem? Claro que discutem. E quem diz que duas pessoas têm de gostar do mesmo para se darem bem? Com a Hater pode encontrar, sim, o oposto. Afinal, ter pequenos “ódios” em comum também pode ser um bom começo, ainda mais se essa pessoa estiver perto da sua área de residência.
“Não se ama alguém que não ouve a mesma canção”, já cantava Rui Veloso. Por isso, o melhor é confiar nesta aplicação se não quer ter discussões no carro, para decidir que música vão ouvir a caminho de algum lugar. Neste site pode selecionar as suas preferências musicais e ver quem partilha os mesmos interesses, podendo depois interagir com quem passa no crivo.
A religião pode ser um problema quando toca a relações. Casar pela Igreja? Não casar? Concordar com os dogmas impostos? Discutir o que se pode ou não fazer? Por isso, esta é “a comunidade para quem procura a sua cara metade e quer partilhar fé e valores”. Além disso, podem ser lidas no site algumas histórias de sucesso, bem como artigos diversos sobre a temática.
Banda desenhada, jogos, cosplay. Estas são algumas das paixões dos chamados “geeks”. Mas o melhor é mesmo dividir essa paixão com quem está ao seu lado, certo? Então esta é a aplicação certa para isso. Com base em icons e emojis, vai poder informar a comunidade dos seus gostos. E melhor: quando encontrar o “geek” da sua vida não se preocupe com traições digitais: a app entra em “couple mode” e só existem os dois, prontos para um final feliz.
Não é apenas uma aplicação, mas um dispositivo que ajuda relacionamentos à distância. Ao contrário dos conceitos anteriores, o objetivo deste projeto não é encontrar o amor, mas encurtar quilómetros e fazer com que as pessoas se sintam mais próximas, tudo porque permite escutar os batimentos cardíacos do parceiro. Melhor do que trocar apenas mensagens, dizem.
O jogo “Verdade ou consequência” da adolescência tem os dias contados. Agora há uma aplicação que ajuda os casais, com base em perguntas. Apenas tem de apostar na criatividade, não ter medos ou vergonhas e jogar. Estão disponíveis várias categorias e, consoante vai evoluindo no jogo, ganha prémios e desbloqueia novos níveis.
Aqui quem manda são as mulheres. Nesta aplicação, as mulheres dão sempre o primeiro passo para iniciar conversa. Quanto aos homens, estes apenas podem “mostrar interesse”, mas nunca interagir sem que a mulher assim o pretenda. O objetivo é criar uma rede onde há “bondade e respeito”, garantindo a segurança das mulheres.
Diz-me se gostas de cães, digo-te se quero sair contigo. Nesta aplicação pode trocar fotografias dos seus animais de estimação e encontrar alguém que perceba as suas conversas sobre os amigos de quatro patas. Além de encontrar companhia para o seu cão, ainda encontra um parceiro para si.
Há quem prefira “homens de barba rija”. Com esta aplicação é fácil encontrar homens que deixam crescer a barba. Com base na sua localização, são apresentadas fotografias de homens barbudos, depois é só começar a conversa.
Para quem é alto e procura um parceiro com as mesmas medidas, este é o site indicado. Aqui só entram pessoas altas, o que pode ser uma ajuda para aqueles que acham estranho e incómodo estar ao lado de alguém que seja mais baixo.