Musk quer comprar e “desbloquear” o potencial do Twitter
por The Next Big Idea | 14 de Abril, 2022
O dono da Space X e da Tesla fez uma proposta para comprar a rede social para que esta possa “atingir todo o seu potencial”.
Elon Musk tornou-se há menos de duas semanas no principal acionista a nível individual do Twitter, mas anunciou hoje que apresentou uma proposta para comprar as restantes ações da empresa… em dinheiro.
Segundo um documento enviado à SEC (Securties and Exchange Commision, a CMVM norte-americana), Musk fez uma proposta de 54,20 dólares por ação, o que coloca a rede social a valer 43 mil milhões de dólares.
O motivo para a oferta? “O Twitter tem um potencial extraordinário. Eu vou desbloqueá-lo”, frisou Musk.
“Investi porque acredito no seu potencial”
Numa carta enviada a Bret Taylor, presidente do Conselho de Administração da rede social, Musk escreveu que investiu no Twitter porque acredita “no seu potencial para ser a plataforma da liberdade de expressão em todo o mundo”, além de considerar que a “liberdade de expressão é um imperativo social para uma democracia funcional”.
O multimilionário tem mais de 80 milhões de seguidores e é um ávido utilizador da rede social que agora faz intenções de comprar. De acordo com o próprio, na sua visão, o Twitter precisa de voltar a ser empresa privada para ser “transformado”, de maneira a atingir todo o seu potencial.
“Contudo, desde que fiz o meu investimento, apercebi-me agora que a empresa na sua forma atual não irá prosperar nem servir este imperativo social. O Twitter precisa de ser transformado como uma empresa privada”, reiterou o dono da Tesla.
“É a minha melhor oferta”
Todavia, Musk avisa que a proposta que agora apresentou é a “minha melhor e última oferta”, enfatizando é “54% superior ao valor das ações” antes do seu primeiro investimento, a 28 de janeiro, e “38% superior ao valor no momento em que a compra das ações foi divulgada”. Caso não seja aceite, frisa que terá de “reconsiderar” a sua posição enquanto acionista.
As ações do Twitter subiram mais de 6% no pré-mercado de hoje depois de fecharem a 45,85 dólares por ação na quarta-feira.
O Conselho de Administração já reagiu e informou que irá “rever cuidadosamente a proposta para determinar o curso de ação que acredita ser do melhor interesse da Empresa e de todos os acionistas”, de acordo com a CNBC.
No dia 4 de abril, foi anunciado que Elon Musk comprou mais de 73,4 milhões de ações do Twitter a título particular, o equivalente a 9,2% do capital da tecnológica. Confirmada a aquisição foi chamado a juntar-se ao Conselho de Administração da empresa, mas rejeitou o convite.