Musk abre empresa para perceber a “verdadeira natureza do universo”
por The Next Big Idea | 13 de Julho, 2023
Elon Musk anunciou esta quarta-feira o “nascimento” da xAI, uma nova empresa de Inteligência Artificial (IA) para “perceber a realidade”.
No site da xAI, é detalhado posteriormente que o objetivo passa por “perceber a verdadeira natureza do universo”. Se continua a ser vago? Um pouco, mas iremos saber mais esta sexta-feira, dia 14, numa sessão online aberta a questões (Spaces Q&A) no Twitter.
A equipa desta nova empresa vai ser liderada pelo próprio Musk. Nesta fase, e pelo que é possível saber pela informação disponibilizada no site, a equipa tem apenas 12 pessoas, mas que são engenheiros e cientistas com passagens pela DeepMind, OpenAI (a qual ajudou a fundar no final de 2015, mas que deixou em 2018), Google Research, Microsoft Research, Tesla e na Universidade de Toronto.
Embora Musk esteja a guardar os pormenores para o final da semana, a lista dos membros fundadores da equipa dá pistas e sugere que a intenção passa por competir com a OpenAI, Google e Anthropic, empresas responsáveis, respetivamente, pelos chatbots ChatGPT, Bard e Claude.
A confirmação dos rumores
Este anúncio não é uma novidade totalmente inesperada já que em abril o Financial Times noticiava que Musk tinha comprado milhares de processadores à Nvidia, do tipo que alimenta Large Language Models (LLM). E nesse mesmo mês, o líder da Tesla sentou-se à conversa com Tucker Carlson, ex-jornalista da Fox News que migrou para o Twitter, e durante a entrevista partilhou os detalhes do seu plano para a criação de uma ferramenta de IA chamada “TruthGPT” — acrescentando que temia que as empresas de IA existentes estivessem a dar prioridade a sistemas que fossem “politicamente correctos”.
É por isto que outra nota deixada no site da xAI causa surpresa: o rumo desta nova empresa será acompanhado (no papel de adviser) por Dan Hendrycks, responsável pelo The Center for AI Safety, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à investigação em IA e que em maio publicou uma carta aberta a pedir a regulamentação da IA devido ao risco de “extinção”. Hendrycks também vai trabalhar de perto com o Twitter e a Tesla.
Ainda de acordo com o site, a xAI vai ser uma “empresa independente” e não fará parte da X Corp. (o nome oficial do Twitter desde abril, sendo que a X é uma subsidiária da X Holdings Corp, que por sua vez é detida por Musk). No entanto, é referido que a XAI vai trabalhar “de perto” com a X e a Tesla, assim como “com outras empresas” (sem referir quais) de modo a que “a missão” progrida.
Qual é ou que tipo de missão, só o saberemos na sexta-feira. Mas Greg Yang, um dos fundadores da xAI, fez saber que a empresa quer aprofundar a “matemática do Deep Learning” e “desenvolver ‘A Teoria de Tudo’ para as redes neuronais” para levar a IA “ao próximo nível”.