Moedas apresenta na Web Summit a cidade “onde o impossível se torna possível”
por Inês F. Alves (Texto) | 1 de Novembro, 2022
Foi o primeiro convidado a subir ao palco da Web Summit para dar as boas-vindas aos mais de 70 mil participantes que a conferência espera receber ao longo dos próximos dias. E num discurso para os críticos e para os entusiastas falou de uma cidade “onde o impossível se torna possível”.
O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, celebrou no palco da Web Summit o lançamento da Fábrica de Unicórnios, uma ideia lançada neste mesmo palco em 2021 e que se tornou realidade na semana passada.
“Muitos disseram que era impossível”, recorda Carlos Moedas, mas “a inovação não é uma ideia, mas um processo”.
E para o provar contou a história do seu amigo, Bertrand Piccard, que deu a volta ao mundo num avião solar depois de engenheiros aeronáuticos lhe terem dito que tal seria impossível. “Rodeia-te, Carlos, das pessoas que não sabem que é impossível”, aconselhou Piccard, que teve de recorrer a um construtor de barcos para tornar o seu sonho possível.
“Foi isso que fiz”, disse Moedas, orgulhoso por agora anunciar que também o sonho da Unicorn Factory Lisboa se tornou realidade.
A Unicorn Factory Lisboa, apresentada no passado dia 27 de outubro, sediada no Hub Criativo do Beato, é uma “plataforma de programas e hubs que vem apoiar startups e scaleups na criação de produtos e modelos de negócio disruptivos e no desenvolvimento de processos eficientes para ganharem escala global e, eventualmente, se tornarem ‘unicórnios’, que são empresas avaliadas em mil milhões de dólares”, explica a organização, em comunicado.
Neste sentido, a Unicorn Factory Lisboa “apresenta-se como a marca umbrella, que agrega a Startup Lisboa e o Hub Criativo do Beato, e que se expande nas várias operações ao longo de toda a cadeia de valor do empreendedorismo, sob o slogan ‘It’s only a myth until you make it true’ [só é mito enquanto não o tornares realidade].
Os objetivos da Unicorn Factory Lisboa passam por apoiar startups na fase inicial (Early stage), através da atuação da Startup Lisboa; apoiar estas empresas na fase de crescimento (Growth stage), com o novo programa de Scaling Up, por forma a potenciar o seu impacto económico, e atrair scaleups e unicórnios internacionais para Lisboa com o programa Soft.
Neste capítulo, Carlos Moedas congratulou-se por anunciar que, no último ano, oito unicórnios abriram escritórios na capital.
“Venham para Lisboa, venham provar que será a nova geração a mudar o mundo e não os políticos”, convidou o autarca, cujo objetivo continua a ser “transformar esta cidade numa cidade onde o impossível se torna possível”.
A sétima edição da Web Summit arrancou hoje em Lisboa, contando com mais de 70 mil participantes, 2.630 ‘startups’ e empresas, 1.120 investidores e 1.040 oradores.
Além da convidada “surpresa” Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia, a sessão de abertura da Web Summit contará ainda com a presença do ministro da Economia António Costa Silva, do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, de Lisa Jackson, VP of Environmental Initiatives da Apple, Changpeng Zhao, Co-founder & CEO da Binance, Katie Prescott, Technology Business Editor no The Times e Misan Harriman, Chair / Founder at Southbank Centre / Culture3.
Pode acompanhar a sessão de abertura da maior conferência tecnológica em solo nacional aqui.