Mistral AI torna-se na empresa de IA mais valiosa da Europa após ronda de 1,7 mil milhões de euros
por Gabriel Lagoa | 9 de Setembro, 2025
O investimento surge num momento em que a Europa procura fortalecer a sua posição no setor da IA e reduzir a dependência dos Estados Unidos.
A Mistral AI, startup francesa de inteligência artificial (IA) dona do Le Chat, o concorrente europeu do ChatGPT, acaba de fechar uma ronda de financiamento série C de 1,7 mil milhões de euros e vale agora 11,7 mil milhões de euros. O grande protagonista desta operação é a ASML, fabricante neerlandesa de equipamentos para chips, que lidera a ronda e torna-se num dos principais acionistas daquela que é a mais valiosa empresa de IA na Europa, segundo a Reuters.
A ASML investiu 1,3 mil milhões de euros e fica com uma participação de 11% na Mistral. Este investimento marca uma parceria estratégica entre as duas empresas tecnológicas europeias, com o objetivo de desenvolver soluções de IA para resolver desafios complexos na indústria dos chips, além de dar novo alento à Europa na corrida da IA.
“A colaboração entre a Mistral AI e a ASML visa gerar benefícios claros para os clientes da ASML através de produtos e soluções inovadoras”, afirma Christophe Fouquet, CEO da ASML em comunicado. Como parte do acordo, Roger Dassen, diretor financeiro da empresa neerlandesa, vai ocupar um lugar no comité estratégico da Mistral.
A ronda conta também com a participação de investidores já existentes como DST Global, Andreessen Horowitz, Bpifrance, General Catalyst, Index Ventures, Lightspeed e NVIDIA. Esta injeção de capital mais do que duplica a avaliação de 5,8 mil milhões de euros alcançada pela empresa no ano passado, numa ronda de 600 milhões de euros, de acordo com a CNBC.
“Este investimento junta dois líderes tecnológicos que operam na mesma cadeia de valor. Temos a ambição de ajudar a ASML e os seus numerosos parceiros a resolver desafios atuais e futuros de engenharia através da IA”, diz Arthur Mensch, CEO da Mistral AI.
A empresa francesa, fundada em 2023 por antigos investigadores da Google DeepMind e Meta, posiciona-se como a principal alternativa europeia aos gigantes americanos da IA, como a OpenAI e a Meta.Apesar do crescimento, a Mistral ainda está longe dos valores astronómicos das suas congéneres americanas. A OpenAI, por exemplo, tem uma avaliação que ronda os 500 mil milhões de dólares, cerca de 36 vezes superior à da empresa francesa, nota a estação televisiva norte-americana.
Subscreve a nossa newsletter, onde todas as terças e quintas podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.