MIO, o robot de vendas automáticas que vai ter com o consumidor e o faz sorrir
MIO Technologies. Este é o nome da empresa que pensou criar uma máquina de vendas automáticas … autónoma. Isso mesmo: um robot que se desloca sozinho até ao consumidor e que lhe apresenta determinados produtos, o MIO.
Segundo Emile Gozelskyte, COO da MIO Technologies, “a ideia de criar o MIO foi, inicialmente, ligar as pessoas às coisas físicas, porque quando pegamos nos nossos telemóveis, por exemplo, em segundos podemos ter várias informações, mas com as coisas físicas é totalmente diferente. Precisamos de ir a algum lugar para ter um copo ou uma garrafa de água, temos de esperar para que as pizzas nos sejam entregues… Então decidimos resolver este problema e ligar as pessoas às coisas físicas à volta do mundo, independentemente do sítio onde estão e quando querem”, começa por explicar.
Há várias formas de se trabalhar com MIO que ainda não chegou a Portugal. “O modelo de trabalho é muito simples. Há duas formas para se conhecer o MIO. Primeiro, o MIO pode ver-te por perto, aproxima-se e começa a falar contigo. Ou então podes simplesmente requisitar o MIO com o teu telemóvel. Se o MIO se aproxima e começa a interagir contigo e diz algo como ‘Olá, como estás? Queres uma bebida ou um snack?’, podes começar a interagir com ele e escolher o que queres. Por exemplo, se precisares de uma garrafa de água, carregas no botão do ícone da garrafa, pagas o produto com o cartão de crédito e o MIO entrega-te uma garrafa”, clarifica.
Atualmente, o MIO tem já uma “versão 5” e continua sempre a evoluir. O objetivo é chegar a um ponto em que a máquina sabe onde está o cliente e o que ele deseja, logo à partida, consoante hábitos já definidos. “O MIO vai mudar o mundo na forma como pode ligar as pessoas às coisas físicas. Quando precisam de alguma coisa, lá está. Vamos prever o que é necessário, o que as pessoas querem. Claro que isso não vai acontecer num ou dois anos, porque requer 'big data’. Mas no futuro nós vamos saber que o John tem 25 anos, que trabalha em Piccadilly Circus, que vai para aquele parque, àquela hora específica, e que gosta de água com gás. Nós vamos estar lá para o John e vamos entregar-lhe essa água com gás”, diz Emile convicta.
Um robot que entrega produtos é uma forma de despertar sorrisos e chamar a atenção: é uma excelente campanha de marketing. E é nisso que a MIO Technologies se está a centrar. “Nós vemos um grande potencial no MIO. As pessoas gostam muito dele, tem um grande potencial de marketing. Contudo, temos companhias que se estão a aproximar de nós e que dizem ‘olhem, vamos construir com vocês um novo canal de vendas, um novo canal de distribuição onde podemos captar pessoas quando elas têm os seus tempos livres’, o que é super importante para as marcas. Estamos a fazer campanhas de marketing mas, ao mesmo tempo, estamos a pensar como podemos vender mais com o MIO e como podemos fazer entregas para as grandes marcas mundiais”.
O MIO tem uma série de possibilidades de venda. Pode transportar bebidas, snacks, doces, jornais. E, quando fica vazio, volta a ser reabastecido e vai novamente para o parque. “O MIO funciona com bateria, é amigo do ambiente. Aguenta mais de oito horas, dependendo dos movimentos: se interage com pessoas metade do tempo pode durar mais um período”.
Comprar no MIO é comprar de forma diferente. “Estamos a tentar dar às pessoas uma maneira divertida de comprar, de interagir e também de lhes levar conveniência. Não estamos só a tentar ligar as marcas às pessoas, mas também a tornar [as compras] mais convenientes para as pessoas”, acrescenta Emile.
E os números não mentem. “90% da pessoas que passam pelo MIO sorriem, isto é fantástico. 70% das pessoas que passam pelo MIO dão por ele, o que são bons números para qualquer campanha de marketing”.
O MIO traz consigo uma nova forma de publicidade. “As pessoas estão a comprar de modo diferente, o comércio também está a mudar. Está tudo ligado ao mundo digital, as companhias tentam tornar-se digitais para serem mais atrativas para o consumidor, tentam ter versões mobile… Mas também a forma como as pessoas escolhem marcar difere da forma como interagem com a publicidade. É cada vez mais difícil para as marcas e para os retalhistas serem notados”. Contudo, esta máquina é um bom aliado: pode “mudar de roupa” pelas diferentes marcas e fazer-se notar.
Para o futuro, o desejo de conquistar mais clientes, nomeadamente no Reino Unido e nos Estados Unidos, e a certeza de que o MIO vai mudar o mundo, tanto para as marcas como para o consumidor dos produtos.
Fique a conhecer o MIO e os seus promotores | watch the video neste episódio do The Next Big Idea.