Voltar | Smart Cities

Matosinhos vai ter novo parque empresarial nas antigas instalações da Lactogal

por Gabriel Lagoa | 29 de Outubro, 2024

O novo centro empresarial Spark vai criar espaços de trabalho e zonas de lazer em Matosinhos, num projeto que inclui certificações de sustentabilidade e tecnologia avançada.

Foi formalmente apresentado na semana passada o novo centro empresarial Spark, em Matosinhos, um investimento de 35 milhões de euros que recupera as antigas instalações da Lactogal. O projeto, com conclusão prevista para abril de 2025, vai disponibilizar 27.200 metros quadrados de área total construída.

O empreendimento, localizado na Área Metropolitana do Porto, integra 11.500 metros quadrados destinados a escritórios e áreas de trabalho flexível, além de 1.800 metros quadrados para comércio e serviços. O projeto inclui ainda zonas comuns e um parque de estacionamento com quase 380 lugares, equipado com pontos de carregamento para veículos elétricos.

Na sessão de apresentação, que decorreu no local da obra, Paulo Castro, CEO do Castro Group, empresa que desenvolveu o projeto, afirmou que “o Spark Matosinhos simboliza a nossa visão de revitalização urbana, combinando um legado histórico com inovação sustentável. Estamos entusiasmados pela oportunidade de criar aqui um espaço único que será um ponto de encontro entre pessoas, ideias, negócios, arquitetura e natureza”. 

Quanto ao arquiteto Paulo Merlini, responsável pelo projeto, revelou que o Spark foi concebido para se tornar num dos primeiros smart buildings em Portugal. O edifício integra tecnologia e soluções de sustentabilidade, incluindo a utilização de um sistema que reduz o uso de betão e aço na construção. “Todo o edifício foi projetado com uma abordagem holística, integrando tecnologia de ponta, soluções sustentáveis e um design biofílico”, acrescenta o arquiteto. 

Esta aposta em práticas sustentáveis valeu ao projeto um reconhecimento nos Prémios Verdes 2023, na categoria de arquitetura sustentável.

As obras arrancaram no final de 2023 e são vistas como uma transformação do património industrial de Matosinhos. O evento de apresentação incluiu uma mesa-redonda sobre desenvolvimento urbano, que reuniu especialistas dos setores empresarial e académico para discutir temas como mobilidade e novas formas de trabalho.

O projeto prevê a criação de infraestruturas para mobilidade sustentável, incluindo áreas para bicicletas e trotinetes. Esta iniciativa enquadra-se numa estratégia mais ampla de revitalização urbana da zona, que visa atrair investimento e criar novos postos de trabalho.

Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.