Voltar | Ideias Dossier: Vinte, Vinte e Cinco | O que vem a seguir?

Manuel Pina: “A posição mais procurada nas empresas será, provavelmente, a de CEO”

por The Next Big Idea | 30 de Dezembro, 2024

Desafiámos 10 líderes portugueses a partilhar as suas principais apostas para o próximo ano. “Vinte, Vinte e Cinco” é a nossa nova série de entrevistas com as suas ideias. Manuel Pina, Diretor da Otovo em Portugal, Espanha e França, aponta o tema da melhor organização de trabalho como uma das principais tendências de 2025, à boleia da inteligência artificial.

Uma coisa que vamos deixar de fazer na rotina devido à IA em 2025? 

Tirar notas em reuniões por videochamada. Hoje em dia existem várias aplicações que através  de IA capturam os pontos mais importantes das reuniões, fazem um resumo da reunião e em alguns casos até sugerem próximos passos. 

Que marca precisava de um rebranding em 2025? 

Moleskine pelas razões da resposta acima. 

Se tivesses 1 milhão de euros para investir numa empresa no próximo ano, qual seria  e porquê? 

Investiria em VR/XR (Virtual Reality / Extended Reality). É uma indústria com um ainda pequeno  grau de desenvolvimento, mas com muito potencial de aplicação da tecnologia, particularmente  acelerado pelo desenvolvimento de ferramentas de IA. 

Que tipo de posição vai ser mais procurada nas empresas em 2025? E a mais  dispensável?

A posição mais procurada nas empresas será, provavelmente, a de CEO. Em relação à posição  mais dispensável, lembro-me de algumas que prefiro não dizer. 

Se tivesses de mudar de emprego e indústria em 2025, para qual ias?

Se tivesse que mudar de indústria, talvez procurasse alguma oportunidade na intercepção de  educação com tecnologia. 

O ano de 2025 vai ter 8765 horas. Diz-se que para aprender uma skill são necessárias  10.000 horas. Se pudesses escolher uma skill para ter instantaneamente em 2025 qual  seria? 

Organização de calendário. Está na hora!

Já estreou o segundo episódio da minissérie que produzimos durante a Web Summit. Vê aqui “A Nova Vaga de Inovação na Europa”.