LoopOS levanta 3 milhões para promover economia circular
por The Next Big Idea | 18 de Fevereiro, 2025

A LoopOS, que ajuda as empresas nos seus esforços de economia circular, concluiu a ronda de investimento de 3 milhões de euros para expandir a operação nos mercados português, espanhol e francês.
“A LoopOS foi criada para revolucionar a forma como empresas adotam a economia circular, permitindo-lhes transformar processos complexos em soluções simples e eficientes,” afirmou João Bernardo Parreira, CEO da LoopOS, em comunicado enviado às redações.
“Este investimento é um passo essencial para levar a nossa tecnologia a mais mercados e promover um impacto ambiental e económico positivo.”
A injeção de capital, liderada pelo Impact Innovation Fund, fundo de impacto da 3XP Global, com a participação da Beta Capital e da FundBox, tem como objetivo “acelerar o desenvolvimento de ferramentas de inteligência artificial, com foco em algoritmos avançados de pricing, visão por computador e a criação de canais automáticos baseados em prompts” e, em paralelo, permitir à startup “expandir a sua presença em novas geografias europeias, com foco em mercados como Espanha e França”.
A LoopOS desenvolveu uma plataforma modular e escalável que permite às empresas gerir “qualquer tipo de canal de economia circular, como retomas, reparações, devoluções, aluguer ou C2C, de forma flexível e rastreável”.
Fidelidade, MC Sonae, Auchan, Fnac, CTT e Decathlon são alguns dos 100 clientes da LoopOS, cuja plataforma opera em mais de 50 categorias de produtos, estimando-se que tenha “gerado uma economia circular superior a 1,5 milhões de euros e um impacto ambiental significativo, evitando cerca de 20,6 toneladas de emissões de CO2”, informa em comunicado.