Voltar | Inteligência Artificial

Lisboa tem um novo hub de IA com Microsoft e Google como parceiros

por Gabriel Lagoa | 15 de Novembro, 2024

O AIhub reforça a estratégia da cidade que visa apoiar áreas em forte crescimento e criar distritos de inovação.

Lisboa ganhou esta quarta-feira um novo centro dedicado à Inteligência Artificial (IA). O AIhub, uma iniciativa da Unicorn Factory Lisboa e da Câmara Municipal de Lisboa (CML), em colaboração com a Microsoft, foi inaugurado em Alvalade com a Google como parceiro estratégico.

O espaço, disponibilizado pela SITIO, distribui-se por sete andares e inclui 27 escritórios privados e 30 espaços de coworking, num total de 234 lugares. O edifício conta ainda com um auditório para 140 pessoas e uma sala de workshop com capacidade para 34 pessoas.

Um dos pisos será ocupado pela AI Innovation Factory, um projeto da Microsoft desenvolvido em conjunto com a Accenture, Avanade e Unicorn Factory Lisboa. O objetivo é promover a utilização de IA por empresas públicas e privadas em Portugal.

“Para assegurarmos o desenvolvimento de empresas de relevo internacional e a atração de investimento temos de especializar o ecossistema”, afirma Gil Azevedo, diretor executivo da Unicorn Factory Lisboa, em comunicado. Das startups apoiadas pela entidade, “mais de 40% já têm a Inteligência Artificial como tecnologia base das suas soluções”, acrescenta.

O presidente da CML, Carlos Moedas, destaca que “a inovação está cada vez mais presente na vida dos lisboetas”. Com este novo espaço, inaugurado durante a Web Summit, Lisboa passa a contar com seis centros de inovação criados nos últimos dois anos. 

O autarca diz ainda que “a nova parceria com a Microsoft mostra que conseguimos estar na linha da frente num tema tão atual e importante como a Inteligência Artificial. Aqui, os nossos jovens e o nosso talento vão encontrar as ferramentas de que precisam para inovar e lançar novos projetos que transformem a cidade para melhor”. 

O Center for Responsible AI, a MEO e o SITIO também integram o projeto como parceiros. Entre as empresas já instaladas no espaço encontram-se o Center for Responsible AI, a Halo by Unbabel e a Leadzai.

Este hub junta-se à rede de centros de inovação da cidade, que inclui o web3hub no Alvalade Innovation District, o gaminghub e o greenhub em Saldanha, o hub do Beato e o centro de incubação na baixa lisboeta.

A capital portuguesa apoia atualmente mais de 250 startups por ano e recebeu 70 novos hubs tecnológicos, incluindo 14 unicórnios internacionais, que anunciaram a criação de 15 mil postos de trabalho em Lisboa, reconhecida como Capital Europeia da Inovação em 2023.

Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.