Lampsy Health levanta 230 mil euros para candeeiro com IA que deteta crises epiléticas
por Gabriel Lagoa | 11 de Abril, 2025
A Lampsy Health desenvolveu um dispositivo que utiliza inteligência artificial para identificar ataques epiléticos com precisão de 99% e alertar cuidadores. A empresa planeia entrar no mercado europeu em 2026.
A Lampsy Health, startup portuguesa especializada em soluções para epilepsia, anunciou esta semana um investimento de 230 mil euros. O financiamento foi liderado pela Fundação Ageas com participação das business angels Susana de Sousa e Ellie Asgari.
A empresa criou um dispositivo integrado num candeeiro que utiliza inteligência artificial (IA) para detetar crises epiléticas com 99% de precisão. O sistema envia alertas aos cuidadores ou aos contactos de emergência quando identifica um ataque.
Fundada por Vicente Garção, Leonor Pereira e Joana Pinto, a Lampsy nasceu como uma spin-off do Instituto de Telecomunicações e do Instituto Superior Técnico. A equipa trabalha com o objetivo de melhorar a segurança e inclusão social de pessoas com epilepsia.
“O apoio da Fundação Ageas, junto com a experiência da Susana de Sousa e a perspetiva clínica da Drª....
Continuar a ler é simples
Regista-te gratuitamente e recebe as melhores histórias do mundo da inovação e empresas no teu e-mail, todas as semanas.