Voltar | Turismo

Indie Campers: a empresa portuguesa que transformou as viagens em autocaravanas num negócio mundial

por | 2 de Fevereiro, 2021

Indie Campers: a empresa portuguesa que transformou as viagens em autocaravanas num negócio mundial

Viajar numa autocaravana é o sonho de muitos, mas encontrar preços competitivos nem sempre é fácil. A Indie Campers é uma empresa com selo português de aluguer destes veículos que promete conforto por um custo acessível e um conceito de viagem diferente.

Uma das formas que a Indie Campers encontrou de se diferenciar foi na escolha dos veículos. O Diretor de Operações da startup, Ricardo Grijó, conta ao The Next Big Idea que os automóveis disponíveis para aluger são essencialmente campervans, em vez das autocaravanas clássicas. Este tipo de veículo é uma espécie de carrinha com todas as comodidades de uma caravana comum, mas menos equipamento e, garante o gestor, “menos despesas” no que toca aos consumos, que são quase semelhantes aos de um carro ligeiro.

A Indie Campers nasceu pela mão de Hugo Oliveira, CEO e fundador da startup, durante o mestrado em gestão e após uma viagem pela Austrália. Em 2013, em parceria com um amigo austríaco, o empreendedor que tinha feito a sua tese sobre uma empresa semelhante em Portugal, apostou num novo modelo negócio “tendo em vista alargar o conceito a nível europeu”.

As primeiras seis caravanas foram transformadas com a ajuda de amigos, do pai de Hugo e do sócio austríaco. Quando se tornou evidente que “a ideia tinha pernas para andar” a Indie Campers começou a prestar serviços em Lisboa, Porto e Faro. Em 2015, o negócio expandiu-se para Espanha, França, Itália, Alemanha e outros destinos na Europa. Hoje, a startup está presente em mais de 40 localizações diferentes.

O Diretor de Operações diz que a “expansão foi gradual”, mas os números falam por si:. com a expansão além-fronteiras, o crescimento foi na ordem dos 200% e a equipa passou de 3 ou 4 colaborados para cerca de 130, com a “abertura de armazéns de recolha e entrega de autocaravanas nas principais cidades, perto dos aeroportos”, acrescenta Ricardo. O sucesso da ideia deu nas vistas e, em 2019, a empresa foi considerada pelo Financial Times uma das 30 com maior crescimento a nível europeu a nível do turismo.

De olhos postos no futuro, o objetivo agora é transformar a Indie Campers numa espécie de marketplace de experiências relacionadas com as caravanas e o campismo. O próximo passo é fazer do negócio “plataforma onde outras empresas, até concorrentes e particulares que têm outras viaturas para alugar, podem colocá-las também para alugar”, diz Ricardo Grijó.

O projeto prevê a “criação de roteiros que as pessoas podem consultar para programar a sua viagem”. A ideia é fazer da Indie Campers um espaço onde se consegue encontrar todas as soluções para “usufruir a 100%” de uma road trip, sem se perder “o conceito indie, o espírito jovem, e a aventura”.