IA para packaging? Bright Pixel participa em ronda de 30 milhões na norte-americana Keychain
por Gabriel Lagoa | 20 de Agosto, 2025
Capital levantado vai apoiar o lançamento do KeychainOS, um sistema operativo baseado em IA que ajuda fabricantes e empresas de packaging a gerir o ciclo de produção.
A Bright Pixel, o braço de capital de risco da Sonae, participou numa ronda série B de 30 milhões de dólares da startup norte-americana Keychain. A empresa portuguesa foi coinvestidora ao lado da Wellington Management, que liderou o financiamento, e da BoxGroup.
Este investimento eleva o financiamento total da Keychain para 68 milhões de dólares, apenas 18 meses após o lançamento da tecnológica norte-americana.
O capital vai apoiar o lançamento do KeychainOS, um sistema operativo baseado em inteligência artificial que ajuda fabricantes e empresas de packaging a gerir o ciclo de produção com maior rapidez e visibilidade.
“A Keychain assume-se como uma ferramenta chave na aplicação de IA para trazer eficiência e facilitar a ligação entre fabricantes, empresas de packaging e retalhistas”, afirma Manuel Queiroz, diretor da Bright Pixel Capital.
Desde fevereiro de 2024, a plataforma da Keychain já facilitou mais de mil milhões de dólares em projetos mensais de produção. A empresa conquistou mais de 20 mil marcas e retalhistas, incluindo gigantes como 7-Eleven, Whole Foods e General Mills.
Oisin Hanrahan, CEO da Keychain, explica que “os fabricantes são pressionados a fazer mais com menos e os sistemas atuais não estão preparados para a complexidade atual. A aplicação de IA permite que o KeychainOS ofereça aos fabricantes e empresas de packaging uma forma mais inteligente e rápida de gerir as operações, estando já a gerar resultados concretos.”
A empresa afirma que o KeychainOS diferencia-se dos sistemas tradicionais como Oracle, QAD ou Plex porque se implementa em dias, não em meses ou anos. Foi desenvolvido especificamente para bens de consumo embalados e já permite aos produtores monitorizar a segurança, reduzir desperdícios e detetar constrangimentos em tempo real.
A startup expandiu recentemente para o setor da beleza e cuidados pessoais, mostrando assim a sua versatilidade. Com oito dos dez principais retalhistas americanos e sete das dez maiores marcas de bens de consumo como clientes, a Keychain atua num mercado de mil milhões de dólares.
Subscreve a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras podes ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.