IA chega aos sacos de boxe e a invenção é portuguesa
por Gabriel Lagoa | 14 de Junho, 2024
Saco de boxe utiliza inteligência artificial para medir o desempenho do utilizador e transformar o treino numa experiência de jogo. Foi apresentado oficialmente no Viva Technology 2024, em Paris.
A explicação é simples: o BHOUT Bag está algures entre um videojogo e um instrumento de exercício. Tem um cérebro que utiliza sensores biométricos e que, em comunicação com a aplicação e com a inteligência artificial, identifica e mede todos os murros, pontapés, cotoveladas ou joelhadas no saco e interage com o desportista ao mesmo tempo que cria um maior engagement durante o treino.
Por fora, este saco de boxe tem uma camada que imita pele (feita de pele natural de cato), seguida de uma camada feita de espuma de média densidade, onde ficam os sensores e que imita o efeito da massa muscular, e uma outra camada de espuma de alta densidade.
Por dentro, o produto é composto por 85% de água de forma a evitar lesões de impacto e a imitar a densidade dos órgãos internos.
Desenvolvido pela BHOUT, uma startup portuguesa de fit-tech, este saco de boxe inteligente foi pela primeira vez apresentado e disponibilizado para experimentação e competição durante o Viva Technology 2024.
Este é um dos maiores eventos de tecnologia da Europa e decorreu no mês passado, em Paris. Segundo um comunicado da empresa, o produto atraiu com entusiasmo mais de 1200 pessoas durante os quatro dias da feira, que contou com um total de 10 mil visitantes.
A startup conquistou também o prémio “Most Promising Startup”, na primeira competição europeia de startups tecnológicas com o apoio de entidades como a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a Startup Portugal.
“Estamos muito satisfeitos com a nossa participação no Viva Technology 2024”, afirma Mauro Frota, CEO da BHOUT, em comunicado. “Foi uma oportunidade incrível para apresentarmos o nosso produto a um público internacional e recebermos feedback valioso. O prémio “Most Promising Startup” é um grande reconhecimento do nosso trabalho”, acrescenta.
Fundada em 2019, a startup faturou 159 mil euros em 2022, de acordo com os dados facultados pela empresa ao Expresso. Já em 2023, angariou €10 milhões junto dos fundos de capital de risco portugueses Lince Capital e Explorer Investments. O BHOUT Bag foi também considerado pela revista norte-americana TIME como uma das 200 melhores invenções de 2023.
Depois do Viva Technology 2024, a BHOUT segue agora para a outros eventos das áreas do fitness e tecnologia em todo o mundo, incluindo o Beyond Activ Americas, em Nova Iorque, e o Fitness Technology Summit em Las Vegas.
Subscreva a nossa newsletter NEXT, onde todas as segundas-feiras pode ler as melhores histórias do mundo da inovação e das empresas em Portugal e lá fora.