Voltar | Empresas

Hydrumedical avança com construção de novas instalações no Avepark em Guimarães

por The Next Big Idea | 10 de Novembro, 2022

Além da mudança de espaço, a empresa, que atua na área da saúde, firmou igualmente um acordo com o consórcio brasileiro “Grupo Jacto”.

A Hydrumedical, empresa especialista no desenvolvimento de tecnologias e desenvolvimento de protótipos para a indústria da saúde, anunciou na terça-feira, dia 8 de novembro, que deu início à construção das instalações da sua nova sede no Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia, em Guimarães.

Em comunicado, a entidade indica que se trata de um “importante passo” no seu crescimento, sendo que a construção deste edifício surge pela necessidade de criar melhores condições para o desenvolvimento da sua atividade.

“Era imprescindível para o nosso crescimento. Precisamos de condições de armazenamento e de um espaço onde possamos crescer, desenvolver e fabricar parte das nossas tecnologias”, explica o seu CEO, Alexandre Barros.

Na mesma nota, a empresa revelou ter firmado um acordo com “um dos maiores Grupos empresariais Latino-Americanos”, o Grupo Jacto, através da empresa Sintegra Surgical, focada no desenvolvimento de dispositivos médicos na área da medicina desportiva.

O negócio passa pela aquisição de parte do capital da Hydrumedical pelo grupo brasileiro. No entanto, o esperado é que existam “sinergias” entre ambas as partes. Na prática, a empresa portuguesa tem agora à sua disposição todo o “portfólio, para certificação, destinado ao mercado Europeu, Estados Unidos e Médio Oriente”, ao passo que o Grupo Jacto, através da Sintegra Surgical, vai beneficiar do “melhor veículo de registo e apresentação ao mercado dos seus dispositivos médicos”.

Sobre a Hydrumedical

Começou como uma spin-off do Grupo 3B’s, grupo de investigação da Universidade do Minho. Em 2016 a Hydrumedical, à altura ainda com o nome de Hydrustent (nome do produto que produzia), é fundada oficialmente e escolhe o Avepark como sede, aproveitando o ecossistema aqui existente, continuando a desenvolver a desenvolver a sua investigação em parcerias que incluem os 3B’s e o 2AI – Applied Artificial Intelligence Laboratory do IPCA.