Voltar | Uncategorized

Há seis finalistas no Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2022

por The Next Big Idea | 23 de Setembro, 2022

Hoje criar um startup custa quase zero. Mas para quê?

A grande final terá lugar no dia 27 de Setembro, e será antecedida pelo Demo Day da Startup Lisboa.

Afonso Pinheiro (Pleez), Fred Antunes (RealFevr), Miguel Alves Ribeiro (sheerMe), Miguel Santo Amaro (Coverflex), Nuno Fernandes (Zomato) e Sanja Kon (Utrust) são os seis finalistas selecionados entre as dezenas de empreendedores que se apresentaram como candidatos à distinção de Empreendedor do Ano 2022.

No dia 27 de setembro, estes seis finalistas farão o pitch final numa sessão integrada nos Entrepreneurship Awards, o evento da incubadora que pretende juntar parceiros, investidores e mentores da comunidade da Startup Lisboa para promover os empreendedores e o trabalho por estes desenvolvido ao longo do último ano.

O evento será composto por dois momentos: o Demo Day da Startup Lisboa (sessão de pitch de startups selecionadas entre o universo das incubadas da Startup Lisboa) e a Cerimónia Final do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2022, onde será selecionado o vencedor e entregue o respetivo prémio.

A cerimónia decorre no Hub Criativo do Beato, no edifício da antiga Fábrica do Pão. e, além da atribuição do Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2022, no valor de 10 mil euros, será também atribuído o Prémio de Melhor Pitch, para o qual concorrem os candidatos a este galardão e o Prémio da Startup Mais Promissora, no valor de 5 mil euros, entregue no final do Demo Day.

“Os Entrepreneurship Awards são uma oportunidade de reconhecer o sucesso alcançado e o trabalho árduo dos empreendedores e do papel que desempenham na expansão do ecossistema e na transformação de Lisboa num dos hubs de empreendedorismo de maior relevo no mundo, todos os dias” explica Gil Azevedo, diretor executivo da Startup Lisboa sobre a decisão de criar um evento que integre o Prémio João Vasconcelos – Empreendedor do Ano 2022 com um Demo Day destinado a dar a conhecer algumas das startups incubadas mais inovadoras e promissoras. “Temos a visão de evoluir os Entrepreneurship Awards para mais prémios dirigidos ao ecossistema como um todo, por forma a celebrar o empreendedorismo em Portugal”, acrescenta.

Quem são os finalistas

Afonso Pinheiro – Pleez

Afonso Pinheiro – CEO e co-fundador da Pleez, uma startup criada em conjunto com Vasco Sampaio depois de um percurso pela McKinsey e a Power Dot. É também co-fundador não executivo e investidor em empresas como a Importrust, Volup e CleanUp.A Pleez é uma fonte de dados para que restaurantes e empresas da indústria alimentar tenham acesso a informação fiável, incluindo recomendações de otimização de menús de entrega. Relançada em janeiro de 2022, a Pleez conta com uma equipa de 22 elementos (que trabalham a partir de 6 localizações diferentes) e angariou 220 clientes na Península Ibérica, com um crescimento de Monthly Recurring Revenue (MRR) de 40x em 6 meses. A Pleez conta com a APX e Atlantic Food Labs como VCs e integrou a edição de 2020 do programa de aceleração From Start-to-Table.

Fred Antunes – CEO da RealFevr e em 2016 fundou a Associação Portuguesa da Cadeia de Bloqueio e Criptocurrency. Com formação em Filosofia, coordena a Pós-Graduação em Web3, Blockchain e Cryptocurrency no ISAG, é professor convidado na Universidade FCT Nova e membro do grupo de contacto para a EuroDigital no Banco de Portugal. Com mais de 350 conferências como orador convidado, fala sobre tópicos da Web3, transformação digital disruptiva, inovação em jogos, e evolução sócio-tecnológica.

Miguel Alves Ribeiro – Fundador e CEO da sheerME, startup que quer melhorar o bem-estar das pessoas através da democratização do acesso online a serviços de self-care. Chama-se a si próprio um serial entrepreneur e o seu percurso defende este ponto de vista, tendo-se especializado no desenvolvimento e implementação de mercados nos últimos 12 anos em mais de 13 países diferentes, liderando e inspirando equipas de mais de 300 pessoas de todas as geografias. Miguel lançou a primeira plataforma de reservas online para restaurantes em Portugal em 2009 (adquirida pela TripAdvisor) e juntou-se à equipa fundadora da Zomato em 2013 como Head of Growth for Europe & South America há mais de 7 anos.

Miguel Santo Amaro – Fundou a Coverflex em 2019, uma solução de compensação flexível que permite às empresas reduzir custos e maximizar os ganhos potenciais das suas pessoas. Nos seus primeiros meses de operação, a Coverflex adquiriu a Colmena e a Flexben, consolidando a liderança do mercado nacional e agilizando a entrada no mercado espanhol. Entre os seus clientes destaca-se a PwC, com mais 1600 colaboradores em Portugal. Com 48 pessoas na equipa, mais de 270 empresas clientes e mais de 6000 colaboradores a usar a plataforma, a Coverflex prepara a sua expansão internacional. Miguel Santo Amaro esteve na génese do ecossistema empreendedor quando fundou a Uniplaces, em 2011, e mais tarde juntou-se à Shilling como Partner para liderar um dos fundos de capital de risco mais ativos do país com mais de €30M sob gestão. Foi um dos membros fundadores do World Economic Forum em Portugal, e pertence ao conselho de estratégia da Startup Portugal e da Câmara Municipal do Porto.

Nuno Fernandes – ´E um dos cinco fundadores da Zomato Portugal, a plataforma de descoberta de restaurantes mais utilizada em Portugal. Com presença em Portugal desde 2014, a Zomato Portugal lançou-se enquanto startup de foodtech independente do grupo Zomato em 2021, através de um MBO, arriscando em plena pandemia servir os portugueses de forma mais personalizada e contribuindo para maior rentabilidade dos seus clientes. Além de recriar toda a tecnologia em menos de 6 meses, a equipa de 30 pessoas da Zomato Portugal assume também um claro compromisso de disponibilização de informação, conhecimento e métricas por forma a gerar uma crescente prática de cooperação, co-criação e aprendizagem em todo o ecossistema de empreendedorismo em Portugal. Com a expansão europeia no futuro próximo, é na personalização da experiência de consumo dos utilizadores através dos dados que reside a verdadeira proposta de valor diferenciadora da Zomato Portugal.

Sanja Kon – É a CEO da Utrust, a plataforma europeia líder em pagamentos na Web3, recentemente adquirida pela rede Elrond. Neste momento, Sanja está a construir aquelas que serão as bases de um futuro em que os pagamentos criptográficos são uma alternativa real aos métodos de pagamento tradicionais.Sanja trabalhou como executiva para PayPal, Vodafone e eBay. Tem um historial como oradora pública e influenciadora, tendo partilhado a sua experiência em várias conferências internacionais, com foco nos direitos da mulher e inclusão. A empreendedora está profundamente envolvida no ecossistema Web3 como advisor, mentora e investidora em múltiplas startups.

O Prémio conta já com três vencedores das edições passadas: Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai e vencedora em 2019, André Jordão, fundador da Barkyn e vencedor em 2020, e Joana Rafael, Nuno Moutinho, Paulo Carreira e Vasco Portugal da Sensei e vencedores em 2021.